Ter um bom gerenciamento de marca é essencial para destacar a sua empresa em meio aos concorrentes.
Quando falamos de branding é preciso levar em consideração o quão competitivo é o mercado. A oferta de produtos e serviços é gigantesca e não é difícil encontrar concorrentes que ofereçam produtos parecidos, com a mesma qualidade e usando as mesmas técnicas de comunicação com o público.
Nesse momento, é importante saber se diferenciar dos concorrentes. Usando táticas efetivas e estratégias bem realizadas. Isso pode acontecer, caso você conte com a ajuda da técnica de Branding, para criar uma personalidade para a sua empresa.
Conheça a partir de agora as perguntas mais frequentes sobre branding e as suas respostas. São elas:
O Branding é, basicamente, a gestão de uma marca. Para que esse processo tenha sucesso, é preciso criar uma coerência entre todas as coisas que representam uma marca, como identidade visual, personalidade, valores e logotipo. O objetivo é criar uma ligação emocional com o cliente usando todos esses elementos.
Grandes marcas como Coca Cola, O Boticário, Apple e Burger King usam do branding para proporcionar uma visão para os seus clientes. Dessa forma, elas conseguem suscitar sensações e até mesmo memórias. Não é atoa que a Coca Cola é tão ligada à felicidade e ao Natal, por trás dessa conexão que para nós é apenas natural, existe um intenso e eficaz processo de branding.
No mercado atual, com tamanha oferta de serviços e produtos, o preço não é mais uma prioridade. As pessoas buscam marcas que despertam sensações, que possam ser ligadas a momentos e propósitos, ou seja, marcas que ofereçam mais do que algo que possa ser comprado.
O branding tem a ver com criar uma relação de confiança e respeito com o seu cliente. Dessa forma, ele vai levar vários outros conceitos em consideração na hora de comprar um produto ou contratar um serviço, além de apenas do preço.
Em meio a um mercado tão competitivo, diversas são as técnicas que prometem garantir a uma empresa o destaque em seu campo de atuação. Essas táticas possuem tradição e, se bem aplicadas, podem ser eficazes.
Contudo, o maior objetivo delas é garantir o aumento da venda de produtos e da contratação de serviços, deixando de lado, na maioria das vezes, o aspecto relacionável da marca. Isso poderia ser o suficiente, caso os mercados não mudassem a todo o momento.
É impossível garantir que um concorrente não será capaz de igualar a qualidade do que você oferece e, talvez, oferecê-lo por preços mais acessíveis. Por esse motivo, pela necessidade de oferecer mais do que o quesito preço, é que o branding entra em campo.
O maior benefício desse processo é garantir que a sua marca não vai precisar se apoiar apenas no valor dos produtos e serviços. O branding vai auxiliar na criação de um relacionamento com os seus clientes. Não podemos esquecer que o objetivo aqui é fazer com que o seu público tenha orgulho em comprar os seus produtos.
É trabalhar para que os seus valores conversem com o seu público, sejam vivenciados dentro da empresa e que eles façam a diferença no ambiente externo e interno da organização. De forma a garantir que os seus produtos e serviços carreguem consigo um valor maior, referente a uma conexão emocional que, com certeza, será valorizada e celebrada.
Ao iniciar o processo de branding, dois conceitos assumem grande importância: o de promessa e o de valores. O de promessa se relaciona com o respeito que você deseja conquistar do seu cliente e os valores possuem relação com as crenças e ideias do seu público, que deseja se ver representado por sua marca.
Para conquistar o respeito do seu cliente, você precisa de uma promessa clara. Essa promessa tem de ser algo que a sua empresa vai entregar de forma constante e com qualidade garantida. Por esse motivo, é importante analisar se a promessa que está sendo feita pode ser cumprida, sem que acarrete problemas para a organização.
Afinal, é melhor prometer algo alcançável e entregar aos clientes, do que algo exorbitante que não pode ser entregue. Seguindo essa visão, a sua marca estaria iludindo o público e essa atitude pode ter consequências desastrosas.
Por exemplo, digamos que a sua empresa seja uma escola de idiomas e que a promessa seja a fluência em determinada língua em apenas 18 meses. Para garantir o respeito de seus possíveis clientes, nada melhor do que cumprir a promessa e satisfazer os clientes atuais.
Dessa forma, a sua empresa ainda garante uma das melhores divulgações do mercado: o boca a boca. Nada melhor do que o relato entusiasmado de um conhecido satisfeito e orgulhoso por ter contratado um serviço para nos convencer a contratá-lo também.
As pessoas não querem mais apenas comprar um produto. Elas desejam criar uma relação com a marca e, para isso, é preciso que a marca se mostre de forma relacionável. Nesse sentido, a escolha de um propósito se torna essencial.
O propósito não é apenas uma causa, mas sim uma ideia pela qual a marca trabalhe. Voltando ao exemplo da escola de idiomas, nesse caso, um bom propósito seria garantir acesso ao ensino de línguas para grupos vulneráveis. Assim, ao defender o acesso a esse conhecimento, a empresa estaria, de certa forma, defendendo o propósito de educação para todos.
O objetivo de um propósito é alinhar os objetivos da empresa às crenças dos seus clientes. No mundo competitivo de hoje, as pessoas querem ter orgulho dos produtos que consomem, querem poder contar para outros sobre a empresa que apoiam e porque as apoiam. Essa é uma forma de mostrar ao mundo algo em que elas acreditam.
Nesse momento, dois departamentos essenciais de toda empresa vão ter de atuar em consonância para garantir que o branding seja formulado e vivenciado de forma correta.
A equipe de marketing será a responsável por definir qual é a promessa e o propósito da marca e depois garantir que essas mensagens cheguem em quem precisa. A equipe pode se utilizar de ferramentas como redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos para alcançar esse objetivo.
O RH também tem a sua parte nesse esforço, a missão do departamento é garantir que a cultura da empresa esteja alinhada com esses conceitos, em um esforço para garantir que tanto os produtos quanto os serviços da empresa sejam desenvolvidos com base neles e que os clientes sejam atendidos levando em consideração.
Agora que o branding não é mais um bicho de sete cabeças, que tal colocá-lo em prática na sua empresa? Alguma dúvida ficou sem resposta? É só deixá-la nos comentários que iremos responder o mais breve possível. Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!