É seguro dizer que, atualmente, todas as empresas e marcas possuem, pelo menos, um concorrente com o mesmo público-alvo e que oferece serviços e produtos com os mesmos objetivos. Todos os mercados se tornaram competitivos e cada organização precisa explorar o seu melhor para se destacar e capturar o interesse de possíveis clientes.
Nessa empreitada, diversas ferramentas podem ser usadas para alcançar esse objetivo. Dentre elas, um bom relacionamento com o cliente se destaca por ser um processo contínuo, que marca presença desde o primeiro contato até o pós-compra ou pós-contratação.
Uma das melhores formas de manter um ótimo relacionamento com a sua base de clientes e conquistar novos é ter atenção com os pontos de contato da sua marca.
Você não sabe a que essa expressão se refere? Sem problemas! Nesse artigo a gente te explica o que são esses pontos de contato, te dá os melhores exemplos e ainda fornecemos algumas dicas de como tirar o melhor de cada um deles.
Ficou interessado? Então é só continuar a leitura!
Pontos de contato da marca
Os pontos de contato são todas as formas pelas quais o seu cliente entra em contato com a sua marca. Não se engane, esse contato não se resume a ligações ou redes sociais, na verdade, ele pode ser feito através das mais diversas frentes.
O site da sua marca, as redes sociais, a embalagem do seu produto e até mesmo o preço dos seus serviços ou produtos são capazes de propiciar interações e experiências entre os seus clientes e a sua empresa. Portanto, todos eles são pontos de contato da marca.
Saiba como desenvolver uma marca
Conheça outros exemplos de pontos de contato da marca:
- Logotipo
- Embalagem
- Design
- Comunicação de marketing
- Produtos ou serviços
- Site
- Preços
- Redes sociais
- Brindes
Agora que você conhece alguns dos possíveis pontos de contato da sua marca, que tal descobrir como aproveitar cada um deles da melhor forma possível? Confira!
As emoções do seu cliente
Cada interação do seu consumidor com a marca pode causar uma sensação ou um sentimento diferente. O objetivo deve ser sempre proporcionar sentimentos de alegria, satisfação e segurança.
Contudo, caso os pontos de contato não sejam planejados de forma correta, tendo como foco a forma como o cliente irá se relacionar com ele, as sensações produzidas por esse contato podem ser negativas, como frustração e irritação.
Todos os pontos de contato podem causar tanto sensações boas quanto ruins. Um bom exemplo é o site da marca, por exemplo, caso o cliente esteja em busca de conhecer os serviços ofertados pela empresa e não encontrá-los facilmente, isso pode gerar a sensação de frustração.
Agora, caso ao entrar no site ele encontre essas informações facilmente e, ainda, encontre uma plataforma informativa, bem construída e bonita, a sensação de satisfação e de admiração são garantidas.
Saiba como desenvolver o propósito da sua marca.
Os mimos
É importante que os pontos de contato explorem os cinco sentidos. Para o cliente, visualizar, ouvir, tocar, cheirar e provar pode ser importante para o seu relacionamento com a marca. Para uma empresa que atua na área de educação, pode ser estranho explorar, por exemplo, o paladar dos clientes. Nesse sentido, explorar os brindes, ou os chamados mimos, pode ser uma ótima solução.
Enviar algumas lembrancinhas para os clientes que sejam bonitas visualmente, comestíveis e lembrem os serviços ofertados pela empresa, além de garantir a satisfação daqueles que a receberem, ainda vai fortalecer a relação marca e cliente.
Conheça a importância da Identidade Visual para a sua empresa.
Conheça seu público-alvo
A definição do público-alvo da sua marca é um ótimo começo para trabalhar os pontos de contato da sua empresa. Descubra como os seus clientes pensam, quais são os seus desejos e objetivos. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer uma tática de comunicação que seja efetiva e os agrade.
Por exemplo, caso o seu público-alvo seja jovem, é importante que os seus pontos de contato sejam pensados de forma a conversar de forma possível com essa faixa-etária, abusando de, por exemplo, dinamismo, ousadia e versatilidade.
Conheça o processo para desenvolver o nome da sua empresa.
Superação de expectativas
O seu cliente escolheu comprar produtos ou contratar serviços da sua empresa por acreditar na qualidade do que a sua marca oferece. Deixar o cliente decepcionado quanto a isso ou enfraquecer o seu relacionamento com ele é um verdadeiro tiro no pé.
É importante reavaliar constantemente os pontos de contato, atualizá-los caso seja necessário e conversar com os seus clientes sobre a experiência deles com a marca. Ter um relacionamento consolidado com esse público pode garantir diversos benefícios para o seu negócio.
Com essas dicas em mãos, chegou a hora de criar, analisar, adaptar e trabalhar em cima dos pontos de contato com a sua marca. Mantenha em mente que o objetivo aqui é criar e nutrir um relacionamento de qualidade com os seus clientes, buscando sempre priorizar uma experiência gratificante para esse público