Um dos tópicos de discussão Durante o RD Summit de 2019 foi a forma como as pessoas estão consumindo conteúdo. Com o passar do tempo essa forma do público receber o conteúdo foi se transformando, o que é um tanto quanto óbvio afinal a tecnologia se desenvolveu e também o nosso estilo de vida mudou. Qual foi a última vez que você parou para ler um conteúdo extenso? Um blog? Ebook? E esse foi o ponto de partida para esse questionamento.
Ainda de acordo com o RD Summit as principais formas de consumir conteúdo são:
– Podcasts;
– Vídeos;
– Instagram Stories (RIP Snapchat).
Pensando nisso que acabei de colocar, vamos voltar para o questionamento inicial: vale a pena ter blog em 2020?
Apesar de todos os dados expostos acima a resposta é SIM! Você e a sua marca devem ter um blog. Mas porque eu devo ter um blog visto tudo o que você acabou de me falar? Calma aí que eu já vou te explicar melhor.
Realmente a forma como as pessoas consomem o conteúdo mudou, mas isso não significa que você deve esquecer o blog, mas sim derivar o conteúdo. Primeiramente você deve observar o segmento da sua empresa e escolher qual a melhor rede social poderá servir de apoio para o blog.
Conteúdos mais simples e rápidos de serem consumidos valem a pena estarem no seu Instagram e Facebook, por exemplo. Agora como você vai colocar um textão na legenda da sua foto? Vamos ser sinceros quantos de vocês aí leem um textão no Instagram?
Os blogs estão aí para suprir essa necessidade, no blog da sua empresa você pode (e deve colocar) conteúdos mais ricos, artigos, construção de links, quando você quer complementar com um vídeo ou várias fotos. Não vamos nos esquecer do Inbound Marketing que basicamente é atrair o seu cliente por meio da criação de conteúdo.
No blog você pode usar estratégias de SEO, que sendo bem aplicadas,irão fazer você ficar bem ranqueado no Google de forma orgânica, ou seja, gratuita (quem não gosta de economizar um dinheiro!?).
Qual é o impacto do coronavírus no posicionamento da minha empresa? Descubra aqui.
É importante ressaltar que todos os conteúdos devem ter consistência e ter a mesma linguagem.
Se você ainda não está convencido que ter um blog é importante, vou te dar o último motivo: você não sabe o futuro das redes sociais! Os algoritmos mudam o tempo todo ou na pior das hipóteses: resolvem acabar com a rede social do dia para a noite (Quem se lembra do finado Orkut!?). Ter um blog ou endereço eletrônico é a forma que você vai ter mais controle sobre o seu negócio, afinal de contas você não vai estar dependendo do Mark Zuckerberg.
No blog você vai ter mais liberdade para criar e ainda ter mais domínio de criação da identidade da sua marca de uma forma bem mais personalizada, do que uma rede social te permite.
Mas sou freelancer ou produtor de conteúdo independente devo ter um blog? A resposta é SIM, de novo! O blog vai ser a forma como você vai escrever para criar autoridade em um determinado assunto (você pode fazer um blog sobre maternidade, sobre gastronomia ou simplesmente da sua vivencia pessoal!). E é um espaço incrível para você ter um portfólio com a sua identidade visual e com liberdade para se expressar e falar com o seu público.
O blog pode ser uma vitrine, uma forma fantástica de expor o seu branding pessoal.
Ou seja, o blog não morreu! É muito mais uma questão de como você vai direcionar o seu conteúdo e integrar todas as suas redes. Não se esqueça que essa é a forma como você vai fidelizar o seu público e fazê-los conhecer a sua marca.