Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o Facebook se mostra uma plataforma poderosa para sua marca.
Sabemos que sua presença não pode contar exclusivamente com engajamento orgânico, apesar de ter seu papel e sua relevância em sua estratégia de marketing.
Logo, é preciso ter uma estratégia de anúncios envolvente, daquelas que encantam seu público e geram conversões e resultados satisfatórios.
No entanto, com tantas métricas e possibilidades, é possível que a gente se sinta meio perdido, sem saber por onde e como começar. Afinal, não queremos sair perdendo dinheiro com estratégias equivocadas e implementações mal executadas, não é mesmo?
Então, vamos falar um pouco sobre o Facebook Ads e como criar anúncios que envolvam seu público na rede que é líder mundial em número de usuários.
O Facebook Ads em linhas gerais
Uma vantagem que o Facebook apresenta em relação ao Google é que ele não tem tantas restrições na hora de criar seus anúncios. Isso significa que você tem mais liberdade para usar sua criatividade e testar vários modelos de anúncio. Porém, isso também pode nos deixar um pouco perdidos, com tantas possibilidades.
É possível usar títulos muito longos ou bem curtos; escrever uma copy com 5 ou mais parágrafos, ou apenas algumas poucas palavras; até mesmo escolher vários formatos de publicação.
Há três mecanismos-chave para desempenhar bem com seus anúncios:
- Seu público-alvo
- Seu formato de anúncio
- Testar continuamente
Escolha e conheça bem seu público-alvo
O Facebook Ads nos permite uma segmentação precisa de nosso público-alvo. Para isso, é necessário escolher e conhecê-lo muito bem. Afinal, o “anúncio perfeito” nunca é o mesmo para diferentes segmentos, ou mesmo diferentes produtos de um mesmo nicho.
Dessa maneira, é preciso entender bem qual demanda estamos suprindo e quem estaria interessado nela. Com isso em mãos, basta fazer a segmentação certa na hora de rodar seus anúncios. Mas como saber se estamos no caminho certo?
Para isso, precisamos pensar nos níveis de consciência do consumidor, metodologia proposta por Eugene Schwartz. Nesse sentido, nos deparamos com 5 níveis de consciência:
- Inconsciente
- Consciente do problema
- Consciente da solução
- Consciente do produto
- Mais consciente
Não cabe aqui detalhar cada uma. Conhecendo-as particularmente, você terá pistas valiosas de como rodar anúncios bem sucedidos, portanto vale a pena dedicar um tempinho para entendê-las
Anunciando para um público inconsciente
Aqui, estamos lidando com o público mais difícil. Afinal, eles não têm consciência alguma do problema, de como resolvê-lo e muito menos de por que sua marca seria a escolha ideal.
Nesse estágio, entram as estratégias de topo de funil, conteúdos que visam a instruir seu público e nutri-lo com informações relevantes e conteúdos que geram identificação e despertam interesse.
Ainda não é a hora de sair bombardeando-o com ofertas, promoções e páginas de venda. Além de parecer forçado, isso não te daria nenhuma credibilidade e muito possivelmente você afastaria clientes potenciais.
Anunciando para um público mais consciente
Agora sim, estamos falando de quem já conhece não apenas a solução, mas também está familiarizado com sua marca e possivelmente alguns de seus concorrentes.
Chegou a hora de mostrar seus diferenciais. Essas pessoas são muito mais propensas a responder às suas ofertas de alto risco, como ofertas por tempo limitado, webinars, consultas gratuitas e outras ofertas que exigem comprometimento de tempo e/ou dinheiro.
Segmentar seu público em diferentes estágios é fundamental para criar campanhas criativas e certeiras.
Formate seus anúncios para se conectar com as pessoas
Primeiramente, precisamos lembrar que ninguém entra em uma rede social à procura de anúncios e coisas para comprar, salvo algumas exceções.
Portanto, a formatação e o conteúdo são de suma importância. Anúncios mal formatados e conteúdos ruins afastam as pessoas. Por isso, além de conhecer bem seu público e seu nível de consciência, sua formatação deve estar adequada.
O Facebook possui diretrizes específicas para cada formato de anúncio, porém há alguns padrões gerais que podem ser observados. Todo feed de anúncios conta com os seguintes elementos:
- Imagem ou vídeo
- Título
- Seu texto de anúncio
- O chamado para a ação (CTA)
- Link para direcionamento
Um público mais jovem, especialmente Geração Z adiante, mostra um interesse particular por vídeo. Outros públicos podem se interessar mais por textos e imagens, e por aí vai…
A fórmula AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é uma ferramenta muito útil na hora de planejar o formato do seu anúncio. Levando em conta cada um desses pontos, seu tiro será muito mais certeiro.
Faça testes e mantenha um bom monitoramento de seus resultados
As métricas importam e são fundamentais para entendermos se estamos ou não no caminho certo. Nenhuma estratégia é definitiva e sempre há espaço para melhorar e expandir a criatividade.
Por isso é importante testar novos formatos e técnicas. Uma vantagem do Facebook é que você já consegue colher insights valiosos dentro de 24-48h. Mas cuidado! Ele adora levar crédito pelo sucesso de suas campanhas. Um truque é utilizar o Google Ads e comparar os resultados, para ter certeza da participação do Facebook neles.
Com tudo isso em mente, você já pode começar a rodar anúncios e fazer seus testes. Lembre-se de que o aprendizado deve ser constante, que o importante é não parar, nem desistir no meio do caminho.