Trabalhar com o Google Ads é uma questão de controle e eficiência. Sem um bom planejamento estratégico, você acaba deixando o Google “escolher” para onde vai todo seu orçamento.
Um dos pontos para o qual você deve se atentar é a correspondência de palavras-chave. Basicamente, estamos falando de palavras-chave que têm relação direta ou indireta entre si, de um conjunto de buscas relacionadas a um termo específico. Nesse sentido, há quatro tipos que devemos considerar:
- Correspondência ampla
- Correspondência ampla modificada
- Correspondência de frase
- Correspondência exata
Além disso, há as palavras-chave negativas, que você pode usar para impedir que determinadas palavras ou frases sejam associadas a sua consulta de pesquisa.
A correspondência ampla oferece o mínimo de controle sobre suas palavras-chave. Todavia, quando se está começando uma campanha publicitária, é preciso usar palavras-chave de correspondência ampla para testar o mercado e coletar dados rapidamente.
Nesses casos, é possível obter mais controle sobre como o Google exibe suas palavras-chave amplas usando o modificador de correspondência ampla.
Entenda.
Como as palavras-chave de correspondência ampla funcionam no Google Ads
Primeiro, vamos falar um pouco sobre a correspondência ampla e por que ela é ruim. A rigor, ao mirar nesse tipo, você acaba transferindo o controle para o Google.
Por exemplo, ao criar uma campanha para “comida japonesa”, seu anúncio pode ser indexado em pesquisas como “cultura japonesa”, “alimentação saudável” ou “agência de turismo” – ou seja, será direcionado a leads de baixa qualidade.
Ou seja, vai acabar pagando por muitos cliques que provavelmente não vão gerar nenhuma conversão. Ou então, essas pessoas sequer vão clicar nos seus anúncios.
Uma forma de contornar esse problema é a partir do modificador de correspondência ampla. Ele indica ao Google que deve haver uma variante aproximada de sua palavra-chave na pesquisa para que seu anúncio seja exibido.
Para nossa campanha de “comida japonesa”, o Google descarta termos sem qualquer relação direta, mas continua exibindo seu anúncio para termos como “comida japonesa barata”, “melhor comida japonesa”, “culinária japonesa” etc.
Por que usar palavras-chave modificadas de correspondência ampla?
A correspondência ampla modificada te ajuda a saber como as pessoas usam suas palavras-chave na pesquisa. Palavras-chave amplas preenchem seu relatório de termos de pesquisa com muitos dados sobre as pesquisas que acionam seus anúncios.
A mineração dos dados dos termos de pesquisa mostrará quais variações de palavras-chave estão funcionando melhor. Esses dados podem ser usados para ajustar suas palavras-chave para segmentar as pesquisas que estão resultando em conversões.
Além disso, também é possível adicionar termos de pesquisa que resultam em cliques desperdiçados a sua lista de palavras-chave negativas.
Outro porém é que, se você usar 100% de frases e correspondências exatas desde o início, o Google não exibirá seus anúncios e você obterá pouco ou nenhum resultado.
Portanto, ao criar seus grupos de anúncios, considere incluir palavras-chave modificadas de correspondência ampla para completar seus relatórios de termos de pesquisa.
Modificadores de palavras-chave são mais flexíveis e eficientes
Os tipos de correspondência de palavras-chave podem ser comparados a um destino, em que as palavras-chave de correspondência exata podem ser vistas como o alvo, pois são os termos precisos que seus clientes ideais estão usando para pesquisar.
Mover-se pelos diferentes tipos de correspondência torna seu alvo menor. O alvo menor resultará em um público menor, mas seus anúncios serão significativamente mais relevantes.
É sempre uma boa ideia experimentar uma mistura de diferentes tipos de correspondência, mas as correspondências amplas sempre correm o risco de desperdiçar tempo e dinheiro. As correspondências amplas modificadas são o antídoto perfeito.
Você pode liberar as cadeias de correspondências exatas e correspondências de frase, mas ainda manter algum controle, certamente mais do que com palavras-chave de correspondência ampla.
A correspondência ampla modificada abre muitas oportunidades para os profissionais de marketing, pois a capacidade de modificar termos específicos oferece a sua campanha um maior grau de flexibilidade.
Ao decidir quais palavras-chave devem estar presentes na consulta de pesquisa, você determina exatamente como seus anúncios são acionados. Para ser mais específico, você limita os acionadores a termos mais relacionados, aumentando assim a relevância do anúncio sem prejudicar o fluxo de tráfego.
Por fim, quanto mais palavras-chave de correspondência ampla modificadas você usar em sua campanha, mais eficiente ela será.