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Nomes Para Empresa de Design Gráfico: Aprenda Como Criar o Seu!

b300, 5 de março de 2021

Em um mercado cada vez mais competitivo e repleto de profissionais qualificados, garantir que a sua marca se destaque é ao mesmo tempo uma necessidade e um desafio. A oferta de serviços se tornou tamanha que fornecer produtos de qualidade não é mais uma garantia de angariar novos clientes. 

Diante desse cenário, todos os profissionais que buscam atingir um público maior precisam se atentar para a forma como a sua marca se apresenta. Seja na criação de uma agência ou de uma marca própria para serviços freelancer, o processo de criação da imagem do seu negócio exige toda a atenção e cautela possível.

Memorável, preciso e agradável 

Quando pensamos em uma empresa, a primeira coisa que vem à nossa mente é o seu nome. Neste momento, não importa se o nome é longo, uma sigla ou até mesmo em outra língua, o importante é que ele seja marcante, forte, criativo e atraente o suficiente para se destacar e ocupar um espaço disputado no imaginário do público.

Esse processo é tão importante e, quando bem feito, pode trazer resultados tão surpreendentes que no Brasil contamos com vários casos de nomes de marcas que se tornaram sinônimos dos produtos. O caso mais famoso provavelmente é o do bombril, que substitui a palha de aço, mas além dele ainda temos os cotonetes, o isopor, o danone e até mesmo o miojo. 

Bem, para alcançar esse feito, os responsáveis pela escolha do nome do negócio precisam levar algumas informações em consideração. De início, é preciso ter consciência de que o nome de uma empresa não é algo a ser tratado de modo fútil, afinal, é como as pessoas vão se referir a um empreendimento do qual, caso tudo dê certo, serão clientes. 

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Nesse sentido, pensar a longo prazo também é imprescindível. Criar um nome e trabalhar para torná-lo conhecido já é um desafio por si só. Agora, ter de pensar em alterações na marca depois de anos de existência devido a alguma adversidade é um trabalho ingrato e indesejado. 

Outro elemento essencial a ser considerado é o seu público-alvo. O nome do seu empreendimento tem de conversar com as pessoas que você deseja alcançar. Por exemplo, nada de nomes com referências jovens e extremamente atuais, como Vibe – Design e Criação, caso o público que você busca seja de uma faixa etária mais elevada. 

O nome do seu negócio precisa ser de fácil memorização e soar de forma agradável. A língua portuguesa é uma das mais diversas do planeta, sendo assim, não é uma surpresa para ninguém a existência de palavras difíceis em nosso dicionário, além daquelas que simplesmente soam de forma errada ou incômoda. 

Por fim, como nenhum empresário deseja que o nome de sua empresa seja difícil de guardar na memória ou, ainda, soe mal quando falado em voz alta, esse é mais um ponto que merece atenção nesse processo. Evite nomes complicados e que possam ser associados de forma incorreta quando ouvidos por terceiros. 

Tipos de nomes 

Quando o assunto é nomear um negócio, as opções são numerosas. Existem aqueles empreendimentos que recebem nomes baseados em expressões comuns, como, por exemplo, Restaurante Barriga Cheia. Ou, ainda, aqueles que levam o nome das localidades em que foram criados, como Porto Alegre Decorações.

Dentro do mercado de design, os estilos de nome que mais se destacam são os nomes próprios, em referência aos donos do negócio, como Humberto Brasil – Design. E aqueles que se referem ao modo de trabalho, como BOLD Design e Símile Design e Criação.

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Obviamente, não é obrigatória a escolha de uma dessas duas técnicas. Contudo, independente de qual o caminho escolhido, é preciso levar em consideração pontos já listados neste artigo. O nome precisa ser memorável, conciso, criativo e, também, agradável. 

Caso você esteja buscando por inspirações, nada melhor do que pesquisar. Veja quais os nomes do negócios de sucesso da sua área, quais profissionais mais tem se dedicado e qual técnica usaram para nomear os seus negócios. 

Se inspirar não é um problema, porém, deve ser feito com atenção para a criação de semelhanças, intencionais ou não. Lembre-se que a originalidade é o melhor caminho. 

Agora que você conheceu as nossas dicas, qual delas pretende aplicar primeiro em sua jornada? Qual delas te chamou mais atenção? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários. É através do feedback dos nossos leitores que conseguimos produzir um conteúdo cada vez mais relevante!