O planejamento de postagens para o Instagram é uma estratégia bastante usada por criadores de conteúdo e diversas empresas, a fim de atualizar o perfil com frequência e atrair novos seguidores.
Criar um cronograma é fundamental para evitas a escassez de ideias, atrasos e espaços prolongas entre postagens. Sendo assim, formular um calendário é a melhor recurso para manter o perfil em funcionamento, englobando publicações no feed, stories e reels.
Opções de programas para montar um cronograma
Existem diversas opções de software para a criação de cronograma de postagens no Instagram, tanto pagos como gratuitos. Escolha o que melhor encaixe em suas necessidades e planeje as publicações por, ao menos, quinze dias.
Você pode começar organizando as ideias com planilhas do Excel, que oferece templates específicos para o trabalho. No entanto, caso procure por programas mais especializados, há boas versões gratuitas no mercado.
Alguns dos softwares mais conhecidos da área são: o SmartSheet, OpenProj, Grantt Project, Open Workbench e Project Planner. Todos eles oferecem basicamente a mesma estrutura, com certos diferenciais que podem ou não ser atrativos aos seus objetivos.
O que deve ser considerado em um cronograma de postagens
O primeiro ponto a ser considerado num cronograma deve ser os dias e horários da publicação. Tal prática fará os seguidores saber quando seu conteúdo irá ao ar. Nesse caso, ser previsível é um fator positivo.
Assim, ao montar o cronograma para sua empresa você precisa levar em consideração:
- Os canais de veiculação do conteúdo: defina os dias e horários para publicar no feed, nos stories e no Reels.
- A frequência das postagens: ter constância nas postagens é muito importante, tanto para se manter atualizado com o público, como para a própria rede social, visto que o Instagram aumenta seu alcance de acordo com o número de publicações.
Aprenda a planejar o cronograma de postagens para o Instagram
Uma vez definido os canais de publicação e a frequência das postagens, agora estabelecer conteúdo e estrutura para eles.
Determine um tema para cada postagem
O conteúdo pode ser separado pode temas, assim, cada dia da semana terá uma postagem diferente. Por exemplo, às quintas-feiras já são conhecidas pela #TBT, portanto, é possível sempre separar um material específico para ela. Bem como, dependo do segmento da empresa, entrar na brincadeira das sextas-feiras com a #Sextou.
Inclua eventos e datas comemorativas
Produzir conteúdo informativo e usar eventos como inspiração para vender seu produto ou serviço é uma boa estratégia, da mesma forma como aproveitar datas comemorativas, que podem servir para transmitir uma mensagem e gerar engajamento ou mesmo destacar algo que a empresa oferece.
Planeje os recursos necessários para o trabalho
Antes de produzir conteúdos para qualquer canal (feed, stories ou Reels) é preciso fazer pesquisas, escolher imagens, definir enquetes, gravar vídeo e assim por diante. Tais recursos também precisam ser colocados no planejamento, para calcular o tempo de produção, bem como planejar o desenvolvimento da publicação.
Se utilizar imagens, elas serão produção própria ou banco de imagens? O mesmo ocorre com vídeos. Caso opte por fazer enquete, qual será o tema abordado e qual a pergunta aparecerá na caixinha?
Se antecipe por um mês
Algumas empresas fazem planejamento de publicação semanal, ideia pouco organizacional quando posta em prática. O mais recomendável é antecipar o calendários e publicações em 30 dias, ou pelo menos a cada 15 dias. Esse hábito evita dores de cabeça, imprevistos e ainda deixa sua programação mais assertiva e eficaz.
Existe apenas vantagens em organizar o planejamento de postagem da sua empresa. A partir do momento que você define isso, há espaço para corrigir equívocos, desenvolver o conteúdo, criar estratégias direcionadas e ainda obter tempo de produção caso haja algum bloqueio criativo, algo que eventualmente deve acontecer.