Toda marca existe por algum motivo. Mais importante do que ganhar dinheiro, os benefícios dos produtos ou serviços e do que a empresa faz, um negócio precisa de um objetivo maior que consiga unir consumidores e realizadores a favor de um mundo melhor. Isso é, basicamente, o propósito da marca!
Atualmente, os consumidores buscam mais do que produtos e serviços de qualidade em uma marca. Todos querem compartilhar com as empresas que consomem os seus valores. Eles querem consumir em empresas que compartilham as mesmas ideias e ideologias.
Vamos facilitar? Todo ser humano está em uma busca constante de sentido para a própria existência. Dessa forma, quando ela consome, ela também está buscando essa resposta inconscientemente. A marca ocupa um espaço importante, inclusive psicologicamente, para o cliente.
Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:
- Importância do propósito de marca
- Propósito, missão, visão e valores
- Exemplos de propósito de marca
- Como criar um propósito de marca em 6 passos!
Importância do propósito de marca
Um propósito de marca consiste na compreensão coletiva a respeito de uma empresa, ou seja, a forma como ela é vista pelas pessoas. Isso pode influenciar diretamente em como uma empresa vende e fatura, tornando o propósito de marca item central na organização da empresa.
Sobretudo, um propósito de marca se trata do motivo da existência de uma empresa. Alguns especialistas afirmam que os melhores propósitos de marca são aqueles que fazem as pessoas assinarem embaixo e consumirem da empresa só de conhecer essas características.
Propósito, missão, visão e valores
Muitas empresas não sabem ao certo a diferença entre missão e propósito, e acabam falhando na hora de estabelecer um propósito para a sua marca. Consequentemente, muitas empresas possuem missão, visão e valores, e simplesmente ignoram a existência de um propósito.
Para não se confundir, e entender o que cada um desses elementos significa, é preciso ter em mente os seus significados:
- Missão: é o que fazer para alcançar os objetivos estabelecidos. Podem ser iniciativas específicas ou táticas centradas em torno do desenvolvimento de produtos, excelência operacional, estratégias de marketing e comunicação de marca.
- Valores: é o como fazer para alcançar os objetivos. Os valores dão forma à cultura da empresa e norteiam as escolhas por trás de cada decisão.
- Visão: é onde você quer chegar e estar no futuro?
- Propósito: é o porquê a marca existe. Sobretudo, ele deve ser a longo prazo, devendo durar por no mínimo 100 anos ou mais.
Exemplos de propósito de marca
Enfim, você conseguiu entender o que é o propósito da marca? Para ajudar a fixar na sua mente, listamos vários exemplos de propósito de marca para você. Confira:
- Nike: O propósito da marca aqui é trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo. Sendo que, se você tem um corpo, você é um atleta.
- Google: Organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil.
- Coca-Cola: Refrescar o mundo e inspirar momentos de otimismo e felicidade.
- Dove: Criar um mundo onde beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade.
- Red Bull: Revitalizar corpo e mente.
Como criar um propósito de marca em 6 passos!
Por fim, você sabe como definir um propósito de marca para a empresa que está pensando em criar? Nós reunimos algumas dicas básicas para ajudar nesse momento importante!
1 – Atemporal
O primeiro passo para definir um propósito de marca é pensar em algo atemporal, que está além do tempo. De preferência, busque isso em suas raízes e história. Além disso, responda uma pergunta que pode te ajudar: o que o mundo realmente precisa.
Pense no propósito de marca de outras empresas, como a Coca Cola, que busca ver as pessoas mais felizes. Ou o Twitter, que é uma rede social que objetiva aproximar as pessoas. E a sua empresa, o que ela pretende fazer para o mundo e as pessoas?
2 – Conexão
E agora, o que sua marca vai fazer para promover as mudanças que se propõem. Aqui você explica como o mundo pode se beneficiar dos seus objetivos na prática, criando uma conexão real com os seus clientes.
3 – O propósito de marca em todos os níveis da empresa
O propósito da marca deve guiar todos os setores de uma empresa, assim como todos os funcionários. Para isso, deve ser pensadas estratégias para mover os funcionários nesse rumo, fazendo-os pensar diferente.
4 – Road Map
Planeje a estratégia que levará você de onde você está agora, para onde você quer estar no futuro. Especifique os passos e métricas que possibilitam identificar seu progresso.
5 – Conte pra todo mundo
Diga para todos o que seu time quer mudar no mundo, quando vem trabalhar todo dia. Assim, a equipe vai ser mais motivada que nunca e os clientes também vão lhe dar suporte, pois também vão querer ver seu propósito de marca se realizar.
6 – Mensure
O primeiro passo para mensurar é por meio da cultura organizacional. Se seus colaboradores não acreditam ou vivem o propósito da marca todos os dias, nenhuma campanha de marketing ou declaração emocionante vai poder ajudar.