As redes sociais se tornaram um espaço essencial de interação entre os usuários e assuntos, pautas e organizações de seu interesse. A ação, antes popularizada pelo Orkut e por suas comunidades, evoluiu e atualmente é uma atividade natural e comum, afinal, quem não deseja seguir e ter contato com pautas de relevância nas redes sociais.
Essa alternativa de interação não é exatamente uma novidade. Um ótimo exemplo disso é o Facebook, maior exemplo de rede social voltada para interatividade entre usuários, que chegou em terras brasileiras ainda em 2007 e se popularizou a partir de 2012.
Porém, como parece ser uma exigência do mundo atual, todos os dias surgem novas redes sociais e, ainda, novos parâmetros de interação que devem ser considerados por aqueles que desejam alcançar o sucesso nesses espaços. Por esse motivo, ficar atento às novas possibilidades é uma necessidade que merece dedicação.
Diante dessa realidade de novidades contínuas e de atualizações rápidas, muitos já perceberam a importância que o Instagram tem conquistado no cenário das redes sociais e do marketing digital.
Com mais de um bilhão de usuários ativos, a rede social tornou- se um espaço excelente para compartilhamento de conteúdos e interação com o público, superando a categorização de rede social voltadas apenas para fotografias.
De olho nesse movimento e nas exigências do próprio Instagram, preparamos um artigo especial com algumas dicas para aumentar o engajamento, a interação com outros usuários, do seu perfil, seja ele pessoal ou empresarial. Quer conhecer mais? Então é só continuar a leitura!
A importância do engajamento
O engajamento pode ser definido como qualquer interação que outros usuários do Instagram, sejam eles seus seguidores ou não, tem com o seu conteúdo e com o seu perfil.
Dessa forma, o engajamento pode ser medido através das curtidas, dos comentários, dos compartilhamentos em stories, das publicações salvas, das directs recebidas, ou seja, tudo o que pode medir o envolvimento do público com a sua página e as suas publicações.
Ter uma boa taxa de engajamento é a comprovação de que os esforços envolvidos na sua produção de conteúdo estão tendo resultados. Dessa forma, o engajamento pode ser usado para medir o nível de sucesso de certas publicações, auxiliando na definição do conteúdo que funciona e daquele que deve ser revisado, alterado ou descartado.
Agora que você já sabe a importância do engajamento, que tal conhecer 7 dicas de como aumentá-lo em seu instagram? Confira!
1 – Interaja com o seu público
Recebeu um comentário, uma mensagem, uma resposta a um stories? Então não deixe de responder a essa interação e use esse momento para se aproximar da sua audiência.
Esse contato pode partir de um elogio, crítica, sugestão ou pergunta, independente de qual seja a origem, não deixe de interagir de volta e demonstrar a relevância daquele diálogo. Faça isso de modo humano, com real atenção ao conteúdo daquela mensagem.
2 – Use hashtags
Quando utilizadas de forma correta as hashtags podem dar um impulso muito bem vindo para as suas publicações, alcançando um público que vai muito além dos seus seguidores.
Para alcançar esse objetivo, descubra quais hashtags são mais efetivas com o seu público-alvo. Evite ser genérico ou, ainda, utilizar hashtags que não combinem ou tenham relação com o conteúdo publicado. Seja bastante específico, assim, você atinge o público que tem interesse por aquela pauta e que consequentemente terá maior probabilidade de interagir com o seu conteúdo.
A missão de encontrar as hashtags perfeitas parece difícil? Te recomendamos bastante pesquisa, assim como a avaliação das hashtags usadas por seus concorrentes e, também, o uso de ferramentas específicas voltadas para a seleção de possíveis hashtags.
3 – Crie um calendário de publicações
Planejar um calendário de publicações, definindo pauta, data e horário para cada uma delas, pode ser uma ótima alternativa para a sua estratégia. Além de auxiliar na organização do seu conteúdo, facilitando a produção dos posts, também torna o seu perfil mais organizado e mais ativo, características que são valorizadas pela plataforma.
4 – Poste nos melhores dias e horários
Ter um conteúdo bem produzido é apenas o primeiro passo, também é preciso pensar nas melhores táticas para a publicação desse conteúdo.
Dessa forma, busque definir quais os melhores dias e horários para interagir com o seu público. O processo para encontrar a resposta dessa questão não possui mistérios, publique seu conteúdo em diferentes dias e horários e tente avaliar qual deles lhe trouxe mais resultados positivos.
Obviamente, você vai encontrar listagens de melhores horários e dias para publicação pela internet, porém,cada público tem as suas especificidades e você é quem tem o maior conhecimento sobre o comportamento dos seus seguidores.
5 – Crie legendas instigantes e abuse dos CTA´s
Uma boa publicação precisa de uma pauta interessante, informações que podem ser úteis e linguagem moldada para o tipo público. Porém, apesar do Instagram ser uma rede social com maior foco em fotografias, apenas elas não vão garantir uma boa capacidade de interação e engajamento para a sua página.
Sendo assim, é preciso dedicar uma boa dose de atenção e criatividade à criação de legendas. O objetivo aqui é complementar o conteúdo exposto na publicação, por isso, use as palavras de forma a envolver o seu leitor, use emojis e aplique um CTA que combine com a pauta e seja capaz de incentivar o seu público a interagir com aquele post.
6 – Faça perguntas aos seus seguidores
Como dito antes, ter um calendário de publicações vai te ajudar a ter uma ideia mais geral dos conteúdos a serem abordados em sua página. Porém, mesmo com essa organização, ainda é possível se encontrar sem criatividade para a criação de pautas, nesse momento, a melhor opção é recorrer aos seus seguidores.
Pergunte a eles qual o assunto que eles desejam que seja abordado na página, o que eles tem achado do conteúdo produzido até ali e se eles possuem algum elogio ou crítica.
Essa ação, além de melhorar o engajamento da sua página, irá criar um caminho mais direto de interação com o seu público. Use as respostas negativas para melhorar a sua técnica de produção de conteúdo e as positivas para destacar o bom serviço que a sua marca tem mostrado.
7 – Compartilhe informações relevantes do seu nicho
Explore conteúdos e informações que possam ser interessantes para o seu público. Um exemplo desse tipo de abordagem é a criação de um posts sobre as séries com maior número de fãs, caso o seu foco seja produções seriadas. Dessa forma, é praticamente certo que os seus seguidores vão se interessar por aquele conteúdo e interagir com ele.
O importante é compartilhar informações que sejam interessantes, relevantes e com capacidade de engajamento. As formas de interação com esses posts variam entre comentários, marcações e compartilhamentos.
Para tornar as informações ainda mais interessantes, abuse dos infográficos e de imagens atraentes, que possam capturar a atenção do seu seguidor antes mesmo que ele leia o conteúdo por completo.
Não deixe de explorar as várias funcionalidades oferecidas pela plataforma, os diversos formatos de conteúdo que podem ser publicados e, principalmente, não perca a visão dos seus objetivos! Aliando essas dicas a um conteúdo bem produzido, atraente, constante e relevante, o aumento do engajamento do seu Instagram é praticamente garantido.