Como você provavelmente já deve ter percebido, a internet está completamente incorporada à nossa vida e hoje em dia se faz presente em uma grande variedade de atividades, desde as mais simples até as mais complexas.
Hoje podemos dizer que a internet não mudou apenas a forma como realizamos tarefas, como pedir uma pizza ou gerir um projeto, mas também influencia diretamente nos nossos hábitos de compra, alterando os processos.
Levando isso em consideração, o Marketing Digital acabou se tornando uma ferramenta fundamental para empreendedores de negócios de todos os segmentos e tamanhos, pois visa alcançar o seu público-alvo nos meios digitais, com o objetivo de promover as empresas ou produtos.
E para conhecer quais são as principais dicas de marketing digital em 2020 para empreendedores que visam alavancar seus negócios e, assim, obterem os melhores resultados possíveis, basta acompanhar a leitura desse artigo até o final.
Vamos lá?
Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:
• Entenda qual é a real importância do marketing digital para empreendedores
• Marketing digital para empreendedores: as 7 principais dicas
Entenda qual é a real importância do marketing digital para empreendedores
A cada dia que passa, e cada vez mais, ouvimos falar em marketing digital e sobre qual é a sua importância para as empresas, tanto para as grandes, médias e também pequenas.
Como foi falado no início do artigo, o Marketing Digital é, hoje, uma ferramenta fundamental para empreendedores de negócios de todos os segmentos e tamanhos, pois visa alcançar o público-alvo nos meios digitais, com o objetivo de promover as empresas ou produtos.
O marketing digital trás inúmeras melhorias como: melhoras no posicionamento de mercado, estabelece um novo canal de atendimento de vendas, aumento das métricas de resultados, aumento de retorno de investimentos, aumento de interatividade responsiva com o cliente, reconhecimento e retorno de cada ação, além de possibilitar um diferencial no mercado.
Por isso, independente de qual seja o seu objetivo, você precisa priorizar as ações no meio digital, através dele você vai ser notado e despertar o interesse do seu público nas soluções que você oferece.
Porém, infelizmente, o que poucos empreendedores sabem é como colocar em prática uma estratégia de marketing digital eficiente para, assim, encurtar o caminho e chegar mais rápido no resultado máximo, oferecendo crescimento exponencial do seu negócio.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas e estratégias de marketing digital para que os empreendedores já possam começar a implementar o marketing digital em seus negócios.
Conheça agora quais são as principais dicas de marketing digital para empreendedores:
Marketing digital para empreendedores: as 7 principais dicas
Crie o seu plano de marketing digital
O plano de marketing digital é a primeira dica para empreendedores que esperam começar a utilizar todos os benefícios do marketing digital.
Por isso, construa o seu Plano de Marketing Digital.
Para isso, será preciso primeiro pensar no seu objetivo, fazendo as seguintes perguntas:
• O que eu pretendo com essa comunicação?
• Como construir uma base de leads?
• Como tornar a marca conhecida e referência?
• Como converter meus serviços ou produtos em vendas?
O objetivo do seu plano precisa ser pensado e irá nortear todo o plano de comunicação para aquilo que é o resultado esperado.
E não precisa ser apenas um, podem ser vários objetivos, mas eles precisam estar alinhados em relação à prioridade que o seu negócio precisa para avançar no crescimento digital.
Conheça o nosso dicionário básico de marketing digital.
Defina a sua persona
A persona é considerada um dos princípios essenciais para a definição de uma estratégia de negócio.
Isso porque determinar a persona afeta diretamente no planejamento, desempenho e resultado das ações de marketing.
Basicamente, a persona pode ser definida como um personagem semi-fictício para a representação do cliente ideal.
A Persona é fundamentada em dados reais sobre características demográficas e comportamentais.
Porém, além disso, também é realizada a criação de histórias pessoais, ou seja, com os objetivos, interesses, motivações e dificuldades do potencial cliente.
Aí sim, a partir da criação da persona, a empresa é capaz de desenvolver estratégias de marketing, bem como personalizar a comunicação com o cliente.
Produza conteúdos relevantes para sua persona
A partir do momento que já definiu a sua persona, você precisa escrever conteúdos que vão ajudar ela a crescer.
Nesse caso, quanto mais ligados aos seus desafios, mais fácil será ela perceber o seu conteúdo e começar a se interessar pelo que você diz.
Assim, o conteúdo é considerado o elo que irá fazer ela chegar mais perto de você da forma mais natural possível, ele será o guia que levará ela para o seu produto de forma estratégica.
Essa parte é considerada essencial, pois com o crescimento do Marketing Digital para empreendedores, o conteúdo assumiu um papel muito estratégico dentro do mercado.
Basicamente, se tornou o protagonista que vai atuar para condução do prospecto até a compra, fazendo um papel muito forte de persuasão no processo de vendas.
Crie um blog
O blog é ainda uma das bases das estratégias de marketing digital.
Considerado um canal exclusivamente seu de comunicação com o público, sem as interferências e distrações que outros canais como as redes sociais podem ter.
Com o blog, você pode publicar o que quiser, como quiser, a hora que quiser.
Além disso, os blogs também são muito fáceis de serem editados e administrados, o que facilita que empresas com pequenos ou grandes times de Marketing consigam tocar uma estratégia de maneira prática, econômica e rápida.
Para finalizar, mas não menos importante, devemos destacar que os blogs são uma excelente ferramenta de otimização de conteúdos para melhorar os seus rankings em mecanismos de busca, como o Google.
Trata-se de uma estratégia que melhora a visibilidade do seu negócio e amplia o seu poder de atração das pessoas certas!
Vale a pena ter blog em 2020? Confira aqui.
Use as redes sociais ativamente
Como você já pode perceber, com o auxílio de estratégias do Marketing Digital, as empresas estão otimizando seus recursos e criando ações com ótimos resultados.
Dessa forma, as redes sociais para empresas se tornaram ferramentas fundamentais, permitindo alcançar um enorme público, atrair novos consumidores e criar autoridade para a marca.
Claro, a importância das redes sociais para empresas pode ser percebida mais facilmente se analisarmos como as ações podem fazer parte das demais estratégias.
Você conhece o Mito do Feed Perfeito? Conheça aqui.
Trabalhe o e-mail marketing
Uma outra grande etapa da estratégia é a utilização do e-mail marketing para criar uma comunicação personalizada com a sua base de leads.
A dica aqui é que você leve conteúdos interessantes e provoque uma conversa com a sua base.
Construa a jornada do cliente
Para finalizar, a última dessa lista de estratégias é a construção da jornada do seu cliente.
É essencial que você desenhe essa jornada para que possa avaliar ações específicas para cada etapa.
Assim, você poderá implementar melhorias que facilitarão na eficiência do percurso de compra do seu consumidor.
Por meio desse acompanhamento, você poderá avaliar constantemente os passos do seu potencial cliente e implementar ações de melhorias nas fases mais críticas para crescer nas suas conversões de vendas.
Dessa forma, as ações serão acompanhadas, analisadas e alteradas de acordo com as necessidades do seu cliente, podendo contribuir muito mais efetivamente na sua geração de novos negócios e no seu funil de vendas.
E aí? O que achou do artigo?
Essas foram as nossas dicas de Marketing Digital para empreendedores.
Saiba que com essas dicas é totalmente possível ter uma melhor gestão de marketing implementando, assim, grandes melhorias em sua empresa.
Tem mais alguma dica para complementar? Conta pra gente!
Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!
Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.
Até a próxima!
Quer falar com uma galera que sabe muito do assunto? Fale conosco aqui.