Planejar o orçamento de cada setor dentro de uma empresa é essencial para a saúde do negócio, e nenhuma categoria pode ficar de fora. Dito isso, é de extrema importância fazer o planejamento do orçamento do marketing todos os anos dentro do negócio.
Para definir o orçamento do marketing, os gestores da área precisam se atentar tanto para as necessidades do setor, quanto para a quantia necessária para os gastos. Alias, ninguém vai querer que falte dinheiro, ou mesmo que sobre e acabe faltando em outro lugar.
Então, para te ajudar a definir o orçamento de marketing da sua empresa, vamos começar relembrando quais são os gastos dessa área.
Quais são os gastos do marketing?
Primeiramente, o valor definido para o orçamento de marketing não pode ser definido aleatoriamente, sem precisão. Para que o montante faça sentido, é necessário planejar cada um dos gastos que ele precisa bancar. Para isso, se pergunte quais são os gastos de marketing da sua empresa.
Cada empresa terá um gasto diferente, uma vez que cada negócio tem suas próprias prioridades e peculiaridades. Apesar disso, existem elementos gerais que estão presentes em todo setor de marketing, e que pode te ajudar a definir cada um dos seus gastos. Veja eles a seguir!
1 – Agência ou prestadores de serviços
Se o seu setor de marketing não faz tudo sozinha, ela conta com a ajuda de alguma agência ou prestadora de serviço. Muitas empresas terceirizam a execução a agências ou profissionais freelancers especializados. Nesse caso, é preciso considerar o custo dos contratos dentro do orçamento de marketing.
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2 – Impressão
O marketing trabalha muito com materiais impressos, como cartazes, folders, catálogos e cartões de visitas. Ao longo de um período mais extenso, esse gasto acaba somando montantes altos, especialmente porque são impressões especiais e de alta qualidade. Portanto, não se esqueça de incluir esse item no orçamento.
3 – Anúncios digitais
A maioria das empresas já aderiu ao uso dos anúncios digitais, como Google AdWords e Facebook Ads. Eles podem ser utilizados para promover posts do blog da empresa, páginas de produtos, landing pages e assim por diante.Não deixe de considerar esse item ao elaborar seu orçamento de marketing.
4 – Licenças de software
Mesmo que a sua equipe de marketing atue em uma frente mais estratégica, provavelmente vai precisar de softwares para a realização de diversas tarefas.
Por isso, é preciso considerar o investimento em softwares relacionados ao seu negócio, sejam eles destinados ao tratamento de imagens, produção de texto ou até mesmo automação de marketing.
5 – Eventos
Os eventos corporativos também fazem parte do escopo do setor de marketing. Não se esqueça de incluir no orçamento um valor destinado a organizar a participação da empresa em feiras e exposições, ou promover eventos próprios.
Dentro desse valor, é necessário considerar diversos outros itens, como locação de espaço, buffet, sonoplastia, decoração, construção de estande, desenvolvimento de brindes e segurança.
A meta do marketing
Agora que você já tem ideia de para onde vai os gastos do seu setor de marketing, é preciso pensar nas metas do mesmo. Para determinar o orçamento de marketing para um ano, é preciso levar em consideração a meta que o setor pretende alcançar no período.
Por exemplo, uma empresa que acabou de se lançar no mercado, tem como meta posicionamento e divulgação da marca, para atrair novos clientes. Em contraste, uma empresa estabelecida no mercado, tem como meta a fidelização de clientes, para manter o negócio estável.
O primeiro exemplo provavelmente vai gastar mais com anúncios, enquanto a segunda pode concentrar seu investimento em ferramentas de suporte e em um time de customer success bem estruturado.
Entender o objetivo da empresa naquele momento, irá ajudar a definir melhor os gastos do marketing durante um certo período.
Como estimar valores?
Como estimar o valor que deve ser atribuído a cada categoria de gasto? Existem várias formas de fazer isso, e nós separamos os principais para você decidir qual é o melhor para você.
1 – Referências anteriores
Se não é a sua primeira vez definindo orçamento para o marketing, você tem alguma referência do quanto precisa disponibilizar. Por exemplo, se um dos itens do seu orçamento é o pagamento da agência de marketing, e você já trabalhou com uma agência no passado, pode usar o contrato anterior como referência base.
2 – Cotações
Se você nunca teve um gasto similar no seu orçamento de marketing, pode realizar uma cotação, apenas para ter uma ideia dos valores praticados no mercado. Ligue para alguns fornecedores, passe informações gerais e peça uma proposta de valor. Depois, faça a média ou use a cotação mais alta para basear o orçamento.
3 – Margem de segurança
Os dois métodos apresentados são imprecisos, e por isso que a margem de segurança é indispensável para o seu orçamento de marketing. Basicamente, você deve estimar sempre um pouco a mais para cada item do orçamento, de 15% a 20% do valor.
4 – Disponibilidade financeira da empresa
Os dois primeiros métodos pressupõem que existe uma boa flexibilidade para acomodar os gastos de marketing na sua empresa. E isso funciona muito bem para as empresas de médio e grande porte. Apesar disso, os pequenos negócios podem enfrentar uma restrição de recursos.
Nesse caso, o melhor método é partir do valor que pode ser disponibilizado ao setor e, então, distribuí-lo entre os gastos previstos. Esse processo é, basicamente, uma questão de alocação.