Não existe ninguém nos dias de hoje que não saiba a importância das redes sociais em um negócio, principalmente o Instagram. Ela não só é importante para a manutenção da marca frente aos clientes fiéis, como uma ótima ferramenta para conseguir novos clientes.
Mas se engana quem pensa que conseguir cliente pelo Instagram é uma missão simples, ou mesmo fácil. Longe disso. Além de um bom planejamento e organização, é preciso dominar todas as ferramentas que a rede social disponibiliza para uma conta comercial.
Mas o esforço vale a pena, uma vez que o Instagram na internet é o equivalente a sua vitrine na loja. Você sabia que em cada usuários da rede social, nove seguem uma conta comercial? E que metade deles se interessa por uma marca após ser atingido por um anúncio no Instagram?
Espero que você já esteja convencido da importância do Instagram para o seu negócio. Dito isso, reunimos dez dicas para conseguir clientes no Instagram. Confira!
10 dicas para conseguir clientes no Instagram
1 – Conta comercial
Não adianta querer vender pelo Instagram através da sua conta pessoal, isso não vai dar certo. Possíveis clientes prezam por profissionalismo, e é isso que você precisa dar a eles. Então, inicialmente, o primeiro passo é criar uma conta comercial no Instagram para o seu negócio.
Não se preocupe, porque neste ponto você não vai gastar dinheiro. Não precisa pagar para ter uma conta comercial no Instagram. Além disso, com a versão profissional da rede social, você tem acesso gratuito a inúmeras ferramentas e recursos.
Além disso, ter uma conta profissional ajuda na manutenção das suas vendas online e estratégias. O Instagram for Business mostra inúmeros indicadores e métricas sobre o desempenho da sua página, o que facilita o entendimento sobre o que deve ser feito para vender mais, por exemplo.
2 – Domine as técnicas
É preciso entender e dominar o algoritmo do Instagram para conseguir clientes por lá. O foco da rede social está na relevância dos conteúdos apresentados aos usuários. O Instagram analisa o comportamento de cada uma das pessoas na plataforma e a maneira como interagem no aplicativo, personalizando os feeds.
Pensando nisso, você deve entender, dominar e planejar em cima dos três tópicos a seguir:
- Interesse: a partir de estudos com machine learning e inteligência artificial, o Instagram identifica quais são os interesses dos usuários e passam a recomendar publicações similares;
- Atualidade: a frequência de publicações de uma página, o que dificulta que um post muito antigo apareça no feed de um usuário, mesmo que seja relevante para ele;
- Relacionamento: o Instagram considera o relacionamento do usuário com as páginas e outras contas, o que reforça a importância de investir na relação com os seus seguidores.
3 – Foco
É necessário definir o seu foco, que também podemos chamar de linha editorial das suas publicações. Isso vai nas cores, tamanhos das imagens e até mesmo o estilo que vai ser exibido para os seus seguidores, tudo para criar uma maior identificação com a sua audiência.
A linha editorial também vai definir como a sua loja vai se comunicar com os seguidores. Qual é o tom de voz ideal para criar essa relação próxima e mais natural com os seus seguidores? O que deixa os usuários mais confortáveis e que os estimula a engajarem com a sua marca?
4 – Parcerias
Talvez você não saiba, mas 83% dos usuários encontram produtos novos e conhecem marcas diferentes ao navegarem pelo Instagram. Mas qual é a forma certa de se aproveitar dessa situação? Simples: busca por parcerias. Influenciadores que têm similaridades e interesses iguais ao da sua marca podem ser bom porta vozes para novos potenciais clientes.
Além disso, as parcerias fortalecem a reputação e a relevância da sua marca no ambiente online.
5 – Mídia paga
Todo mundo sabe que atrair pessoas de forma orgânica é o ouro no Instagram, mas também é preciso investir em eficiência e precisão, especialmente para ter um aumento significativo nas vendas mais rapidamente. Ou seja, também é preciso investir em mídia paga.
Com o recurso do Instagram Ads, você consegue segmentar ainda mais os perfis que vão ser impactados pelas suas publicações. Mas, não veja isso como gastar mais dinheiro, e sim como um investimento necessário.
6 – Crie conteúdo
Sua conta não é só catálogo, tudo bem? É preciso criar conteúdo, e mais, conteúdo relevante. É preciso criar posts que aumentem o engajamento com a sua audiência. Quanto mais original e autêntico for o conteúdo, maiores são as chances de criar peças que, de fato, sejam relevantes para os seus seguidores. A linha editorial vai te ajudar nessa tarefa.
7 – Stories
Não se pode pensar só em posts para o feed, também é necessário usar o recurso do Stories com frequência. Em média, 500 milhões de usuários da rede social visualizam conteúdos nesse formato diariamente e 1/3 dos Stories mais visualizados são produzidos por empresas e lojas.
Fotos e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas são muito dinâmicos e servem como um complemento interessante para que a sua loja apresente o seu portfólio sem necessariamente poluir o feed.
8 – Reels também importa
Explorar os diferentes formatos de conteúdo disponíveis é importante. Use o feed e os stories, como já foi dito, mas também use o Reels. Criado para rivalizar com o TikTok, a proposta dessa funcionalidade é criar vídeos curtos, no máximo 30 segundos, e apostar em efeitos visuais e sonoros para cativar os seguidores.
Usando as hashtags certas para se comunicar com o seu público, é possível aumentar ainda mais o alcance das suas publicações. Se o seu Reels for relevante para a sua audiência, o número de usuários impactados aumenta.
9 – Hashtags
O uso de hashtags é crucial para o seu conteúdo alcançar as pessoas certas, e se espalhar mais. É uma estratégia para segmentar ainda mais os usuários que chegam até a sua página, o que qualifica esse consumidor e aumenta as chances de que ele compre algum dos seus produtos no e-commerce.
10 – Recompense seus seguidores
Um programa de fidelidade ou recompensas, com a distribuição de prêmios, veiculação de conteúdos personalizados ou concessão de descontos exclusivos, por exemplo, é uma forma de manter todo o público conquistado com os seus esforços.
Esse contato frequente aumenta as chances de fidelização e satisfação pela experiência proporcionada pela sua marca.