Copywriting é uma técnica que busca chamar a atenção com um propósito de atrair nos clientes, usuários utilizando-se de textos chamativos, imagem ou uma legenda de notícia que desperte o interesse de quem receber a mensagem.
No Instagram, o copy tem objetivos de:
- Aumentar o número de contatos
- Aumentar download de materiais
- Aumentar número de inscritos
- Aumentar o número de visitantes
- Aumentar número de vendas de produtos e de contratação de serviços
Dicas para aplicar copy no instagram
O Instagram é uma plataforma focada bastante em vídeos e imagens, por isso deve-se pensar em formas e formatos que se encaixem na plataforma com o intuito de atingir os objetivos citados anteriormente.
Para isso, confira.
- Compreenda o que será dito
Para escrever um bom Copy, tenha um domínio no assunto desejado para que a mensagem seja o mais objetivo possível.
Alinhe o conteúdo proposto com a demanda e necessidade do usuário na plataforma, criando assim, uma relação de interesse por parte dos seguidores. Entender o que o público gosta e adaptar o conteúdo com base nesses gostos, geram maiores engajamentos.
- Solução antes do produto
Um bom Copy vai muito além de especificações de um produto, o valor de um bom copy está na interação com o público e o teor transformativo que o material pode oferecer.
Pense no porque o produto é diferenciado dos demais e em como este produto pode transformar seu cotidiano dependendo das suas demandas e necessidades. Assim, você irá criar uma relação particular do público com o produto ofertado.
Agora, confira uma lista de exemplos de Copy no Instagram bastante eficientes.
Exemplo 1- HeroSpark
Um exemplo de Copywriting proposto pela HeroSpark está inserido na imagem que apresenta apenas duas frases em tons afirmativos, deixando claro os objetivos que a empresa busca. Uma empresa de negócios que busca investidores e pessoas que queiram montar seus próprios negócios.
Exemplo 2- Nubank
No Copywriting da empresa Nubank, podemos observar toda uma dinâmica de atrativos para o cliente, com um texto e imagens chamativas e uma promoção de aumento no limite do crédito se o cliente se enquadrar nas características especificadas.
Exemplo 3- Burguer King
No caso da rede de fast food, Burguer King, a publicação veio com um modo além de atrativo, com uma proposta educacional. O objetivo é alinhar o consumo do hamburguers com o público pré-vestibular que irá prestar o ENEM.
Perceba que a publicação é dividida ao meio com os logos do Burguer King e de uma rede de ensino, Anhanguera. A ideia é despertar a vontade de comer na os hamburgers do Burger King após a realização da prova.
Exemplo 4- New York Times
Outro CopyWriting interessante de se reparar é o de buscar inscritos por meio de assinar o Newsletter de uma empresa jornalística. O modo de atrair é o de garantir aos inscritos, notícias em tempo real e matérias jornalísticas completas e em primeira mão.
Exemplo 5- 99
A 99POP, tem um chamativo importante. Busca novos clientes, novos usuários, novas interações por meio de disponibilizar cupons de desconto para o uso da própria plataforma.
É importante perceber a demanda e os gostos do público-alvo para o efeito do Copywriting ser o melhor possível.
Exemplo 6- Amaro
Amaro, uma loja digital de venda de produtos tanto de cosméticos como os de vestuário. Para atrair público, a Amaro busca por meio de cupons de desconto alertar o público de que as peças estão com desconto oferecendo uma super promoção.
Exemplo 7- Netflix
A plataforma de Streaming digital Netflix, tem um ótimo exemplo de CopyWriting por conseguir atrair públicos de diferentes tipos de segmento, gênero e idade. O catálogo se divide em séries, filmes, animações e há também um catálogo de desenhos infantis.
Para atrair mais público, a Netflix permite que o usuário desfrute da plataforma por 30 dias grátis e depois permite o cancelamento caso não haja interesse do usuário.
Exemplo 8- Uber
A empresa Uber beneficie sempre novos usuários por meio de indicações de outros usuários, com descontos por meio de códigos que são inseridos na plataforma.
A Uber se utiliza de um sistema de pontuações e de metas, quanto maior as metas cumpridas e quanto maior o seu nível na plataforma, mais benefícios tanto quanto usuário como quanto motorista.
Exemplo 9- Nike
A empresa Nike, uma das mais bem sucedidas do mundo, tem um impacto não só no mundo empresarial, como também no universo cultural e esportivo. A empresa usa a logo que retrata além do objetivo da empresa, o espírito, o lema da empresa. “Just do it” pode ser traduzido para; “Apenas faça”.
A prática de Copywriting da Nike trás um “Storytelling”, uma narrativa que realmente se conecta com o público e cria uma relação de pertencimento entre o usuário e a marca.
Exemplo 10- Apple
Outra grande empresa e também grande referência no campo da tecnologia. Na imagem, a empresa faz apontamentos afirmativos de um novo produto de maneiro simples e objetiva.
A forma como a Apple realiza seus CopyWriting, é totalmente embasado nas demandas e gostos do público-alvo. A marca já tem um público considerável e fiel, por isso a cada lançamento o foco é determinado nas inovações do produto.
Apple está presente para além do marketing digital, existe um público fixo e fiel que auxiliam a marca no famoso “marketing de boca a boca”.