A biografia de empresa para o Instagram se tornou uma estratégia essencial para atrair seguidores e potenciais clientes. No perfil, a descrição da empresa é a primeira comunicação entre ela e seu público-alvo, por isso, a comunicação precisa ser bem trabalhada, pois a bio irá funcionar como um convite de entrada.
Vale ressaltar que tal comunicação é referente ao conjunto da obra, ou seja, não apenas a descrição é importante, mas também toda a identidade visual e os tantos outros elementos que compõem o perfil na rede social. A seguir, comentaremos sobre cada um deles.
Informações básica para a biografia empresarial
A biografia da empresa precisa conter certas informações consideradas essenciais para atrair e reter o público, dentre as quais estão:
- Nome da empresa
- Ramo de atuação
- Descrição do negócio
- Endereço
- Prêmios
- Site oficial
- Hashtags
- Telefone de contato
- Chamada para a ação
- Perfis em outras redes sociais
É possível variar entre as opções listadas acima, porém, a estrutura tende a permanecer a mesma. Ao menos nome, segmento, descrição, endereço (em caso de loja física) e contato são informações extremamente fundamentais para acrescentar à ela.
Nome do usuário
De forma geral, o nome de usuário ainda é o meio mais tradicional de encontrar um perfil no Instagram, indicado pelo arroba (@) no topo da página. Embora pareça bobagem, o nome requer bastante atenção, devendo ser o mais compreensível possível para o público.
Sendo assim, ao decidir pelo nome, você como empresa, deve facilitar a busca pelo seu perfil, o que significa colocar um arroba simples de lembrar ou procurar. Normalmente, recomenda-se três opções para uso:
- Nome
- Segmento
- O que você faz
Na prática, você pode colocar o nome da sua empresa junto ao seu segmento, por exemplo: Samanta Bolos no Pote ou Sapataria do Rogério.
Outra forma é utilizar seu segmento para ajudar na busca, como: Costa, Ferraz e Carvalho Advocacia Trabalhista ou Teto Branco Loja de Gesso.
Deixar bem definido o que você faz já no seu nome de usuário é um passo para ter uma biografia completa e eficiente.
Imagem do perfil
Até hoje muitas pessoas e empresas usam imagens pouco eficazes em no perfil, o que o torna pouco atrativo para quem o visita. Dessa forma, não gera seguidores e muito menos engajamento.
Lembre-se que a imagem do perfil faz parte do seu cartão de visitas, por isso, ela precisa ser nítida e conter a identidade visual da empresa. Seu objetivo é fazer com que o público relaciona a foto com a marca.
Com isso, o recomendável é utilizar uma foto ou a logo da empresa, seja qual for a escolha, precisa atender às dimensões exigidas pela plataforma de 720×720.
A biografia em questão
A biografia do Instagram em si consiste em um espaço de 160 caracteres no qual a pessoa ou empresa utiliza para se apresentar. O texto é visualizado por todos os novos visitantes, por isso é tão importante.
As estratégias de marketing começam por ali, sendo um local que permite vários recursos em sua estrutura, inclusive na biografia empresarial. Confira alguns exemplos do que pode ser feito.
Apresentar a empresa ou sua missão
Em poucas palavras, como você descreveria seu negócio para pessoas que não o conhecem? É exatamente isso que pode fazer na biografia do Instagram. Esse é uma forma simples de captar o interesse do público, porém, lembre-se de ser sucinto e ir direto ao ponto sobre o trabalho realizado pela empresa. Dependendo do segmento, ainda é possível usar emojis para quebrar a formalidade.
Use um diferencial
Você pode usar alguma linha para exibir algo que apenas a sua empresa oferece, ou mesmo mostrar suas conquistas e o resultado do seu trabalho, como premiações. Também pode adicionar alguma hashtag específica, ligada com sua marca, apenas cuidado para não ser uma genérica, pois o efeito pode ser reverso, afastando as pessoas do perfil.
Coloque a localização
Se a empresa possui ponto físico, informe onde ela pode ser encontrada, as pessoas também buscam por informações de contato na bio. Caso trabalhe apenas com delivery, deixe claro como os clientes podem fazer os pedidos. Quais os canais de comunicação disponíveis. Muitas pessoas consideram frustrante ter que fazer uma “caça ao contato” para fechar pedidos.
Chamada para ação e link de contato
No final da apresentação, a empresa pode acrescentar uma chamada para a ação (CTA) a fim de reter o usuário. Coloque o link para o catálogo da loja, para a página de vendas ou mesmo para o site da empresa para a pessoa conhecer mais a fundo o trabalho do empreendimento.
Conclusão
A verdade é que no final das contas, o mais importante é chamar a atenção dos visitantes e gerar interesse suficiente para eles seguirem o perfil da empresa. A biografia é a porta de entrada, o que fará ele ficar será a criação de conteúdo, outra área que precisa ser muito bem desenvolvida.