Warning: dirname() expects exactly 1 parameter, 2 given in /var/sentora/hostdata/zadmin/public_html/b300_com_br/wp-content/plugins/intelly-related-posts/includes/actions.php on line 10
Os principais tipos de conteúdo para Instagram | B/300 – Agência de Resultados
tipos de conteudo para instagram

Os principais tipos de conteúdo para Instagram

b300, 29 de outubro de 2021

Existem tantas opções para criar conteúdo no Instagram que muitas vezes fica até difícil saber qual caminho seguir. Algumas pessoas, e mesmo certas empresas, se deparam com a temida pergunta: o que postar? 

A vantagem dessa rede social é que há variadas formas de estratégia para publicações, com diversas ferramentas que auxiliam na atualização frequente do perfil. 

A criação de conteúdo precisa ser bem trabalhada, pois a intenção é atrair e reter o público, caso seja excessiva ou desinteressante, pode ter efeito contrário. O equilíbrio vem com o tempo e muitos testes.

Tipos de conteúdo para Instagram

Apesar de a rede social conter diversas alternativas para a criação de conteúdo, existe alguns tipos que estão entre os mais encontrados. Comentamos sobre cada um a seguir.

1 – Curiosidades e dicas

Esse é um tipo muito comum de conteúdo no Instagram, pois tende a gerar bons números de engajamento. Para empresas, a escolha por ter um perfil mais informativo pode ser algo positivo, visto que curiosidades e dicas captam a atenção do público. 

2 – Frases inspiradoras

As pessoas sempre gostaram de se sentirem motivadas, nos tempos atuais então, dada a condição do mundo, abrir a rede e encontrar mensagens inspiradoras é algo realmente gratificante. Por isso, apostar em um conteúdo que contenha frases motivacionais costuma ser assertivo. Apenas cuidado para não cair no clichê meloso.

3 – Bastidores

Esse é um ótimo conteúdo para empresas e influencers. Mostrar o dia a dia de como o trabalho é realizado tende a atrair o público e gerar engajamento, visto que o perfil mostra que a vida do lado de lá não é tão diferente de quem os segue.

4 – Repostagens do público

As pessoas simplesmente adoram se ver no perfil da marca ou do influencer, portanto, repostar fotos ou vídeos quando te marcam é uma boa opção para reter a audiência. A prática da repostagem demonstra um carinho entre a empresa com seu público, as pessoas se sentem notadas e gera o sentimento de participação.

Leia Também:  Principais dicas de marketing digital para empreendedores

Outro benefício desse tipo de publicação é que muitas vezes o material chega pronto, pois as pessoas se esforçam para criar uma imagem bacana com o produto adquirido, visando justamente em ver sua foto no perfil oficial da empresa.

Outros tipos de conteúdos atrativos para seu perfil no Instagram

Como dito, não faltam opções para gerar material à página. Os tipos de publicação citados à cima fazem parte das postagens mais encontradas na rede, porém, listamos mais exemplo de materiais para o perfil. Confira!

1 – Sorteios e marcação de amigos

Uma boa estratégia para atrair novos seguidores e gerar engajamento são sorteios e promoções. Dentre as regras para participar, inclua marcar algum amigo nos comentários, dessa forma, dois pontos são executados: engajamento nos comentários e novas visitas ao perfil. 

2 – Parcerias

Seja com outra empresa ou com influencer, fazer parcerias é uma maneira de o perfil ter mais visibilidade e alcançar novas contas. No entanto, saiba escolher seus parceiros, é preciso ter coerência de nichos. Isto é, se você é uma empresa que vende roupas de ginástica, não faz sentido fechar parceria com alguma doceira.

3 – Responda às próprias perguntas

Você pode utilizar os stories para tirar dúvidas dos seus seguidores. Seleciona as perguntas mais frequentes e publique a resposta, como preços dos produtos, tamanhos, funcionalidade, forma de entrega, opções de pagamento e afins.

4 – Peça para fazerem perguntas

Da mesma forma, você pode abrir uma caixinha de perguntas para os seguidores enviarem comentários e questões pertinentes, depois, basta publicar com as respostas. 

5 – Crie tutoriais

Se a sua empresa fornece algum serviço ou produto, faça vídeos explicativos de como funciona o processo de contratação ou os produtos vendidos por ela. Informe o caminho par configurar e usar aparelhos e acessórios. 

Leia Também:  Vale a pena ter blog em 2020?

Em caso de vestuário, é possível fornecer dicas de look e combinações, bem como os calçados. Seu produto também pode ser uma ótima fonte de conteúdo. 

6 – Faça carrosséis

O formato de carrossel para o feed costuma captar a atenção dos seguidores. Eles passam mais tempo na publicação, com maiores chances de interagir com o post. Para isso, a primeira imagem precisa ser bastante chamativa, com o restante das informações ao longo das outras. Finalize com uma chamada para a ação, sugerindo o compartilhamento, comentário e salvamento do post.

Todas as formas de conteúdo são válidas, você precisa apenas descobrir qual delas é mais interessante para seu perfil. Para isso acontecer, faça testes e monitore constantemente as métricas, para descobrir quais possuem os melhores resultados. A partir disso é criar as estratégias de conteúdo mais direcionadas.