Os algoritmos são robôs que funcionam dentro da plataforma e são responsáveis por selecionar e dispor na tela principal dos usuários o conteúdo em destaque.
O objetivo do algoritmo é entregar o conteúdo que mais esteja relacionado ao usuário, com base em suas pesquisas na plataforma.
A forma como essa relação de conteúdo é feita, é por meio da interação com a aba de pesquisa, tela inicial, vídeos salvos, vídeos sugeridos e assinaturas.
A intenção desse estudo que a plataforma faz, é o de manter o usuário o maior tempo possível ativo na plataforma, consumindo conteúdo.
Como o YouTube analisa seus usuários?
A análise por parte da plataforma para com o usuário, é feito por meio dos dados de vídeos consumidos, em que é levado em consideração; o tempo gasto do usuário assistindo algum vídeo, seus vídeos salvos, vídeos curtidos (gostei), vídeos não curtidos (não gostei) ou itens marcados como não interessados.
Porém, existem outros mecanismos de análise do usuário ainda não revelados pela própria plataforma e quais as métricas utilizadas.
Portanto, os critérios apontados não representam a totalidade dos recursos observados pela plataforma, mesmo assim, são uma base sólida de como o YouTube e os algoritmos interagem com os usuários.
Ranqueamento de pesquisas
Para ser ranqueado na plataforma o YouTube usa alguns critérios. Confira!
Pesquisa
Considerando o ranking de pesquisas, o algoritmo do YouTube observa as palavras-chaves e a relevância do conteúdo. O SEO da plataforma estimula novos criadores de conteúdo por meio de títulos chamativos e descrições compatíveis com as buscas dos usuários.
Página Inicial
Na página inicial do usuário, a plataforma de adapta ao gosto particular do usuário, ou seja, nenhuma página inicial será igual a outra, pois o algoritmo irá ser moldado com particularidades do usuário.
Assinaturas
As assinaturas são apresentadas somente as publicações mais recentes nos canais inscritos. O sistema de métrica das assinaturas é o de: popularidade. Leva em conta o número de inscritos e entrega os vídeos com maiores visualizações.
Tendências
Na aba de tendências ou “trending” são apresentados os vídeos mais populares da região do usuário. A plataforma combina popularidade e visibilidade com a data de publicação do conteúdo.
Métricas utilizadas pelo YouTube
As principais métricas que o YouTube utiliza, são; Watch Time (tempo de exibição), Session Time (tempo de sessão) e Consistency (consistência). Confira!
Watchtime
Watchtime leva em consideração, o tempo que o usuário gasta assistindo algum vídeo dentro da plataforma. Funciona da mesma forma que a “taxa de rejeição” do Google, que penaliza site que têm poucos visitantes.
Session Time
Session time é uma métrica que mede o tempo de uma sessão de cada usuário dentro da plataforma do YouTube. A plataforma registra todos os traços do usuário, desde o momento que ele adere a mídia social, chamado de Session start, até o momento de saída da plataforma, Session end.
Consistency
A consistência diz respeito à frequência de postagens, uploads do canal. Alimentar a plataforma com vídeos, demonstra que o canal está vivo e ativo.
Como melhorar o SEO na plataforma?
SEO significa Search Engine Optimazation, otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de medidas que busca melhorias por resultados orgânicos e consequentemente, melhor ranqueado e posicionado nas plataformas.
Confira agora algumas dicas para melhor aproveitamento do SEO.
Otimize seus vídeos
Use e abuse das palavras-chaves para que o gerenciador de pesquisa consiga te localizar.
Alinhe o nome do arquivo com o vídeo
Nomeie o arquivo do vídeo com a palavra-chave que será trabalhada, separe as palavras com hífens para facilitar a busca do algoritmo.
Título chamativo
Use a palavra-chave para criar títulos chamativos que faça o usuário ter curiosidade sobre o assunto proposto, use a frase do título de maneira simples e objetiva com o modo imperativo ou um questionamento.
Descrição eficiente
Faça uma descrição do vídeo que chame a atenção do usuário e que esteja contido as principais informações do conteúdo proposto. Use da descrição para linkar outras mídias sociais disponíveis para que o usuário possa interagir.
Use hashtags
As hashtags são um mecanismo que auxilia bastante no ranqueamento de pesquisa melhorando o SEO do canal. Use as hashtags para ampliar o público e reforçar a palavra-chave do vídeo.
Como aumentar a relevância do seu canal
Confira algumas dicas para melhorar o conteúdo de seus vídeos e da estrutura do seu canal no YouTube.
Planeje as Postagens
Pesquisas de marketing digital a respeito do YouTube, já mostraram que os dias como: sexta, sábado e domingo, são os dias com menos movimentação na plataforma, isso acontece por ser final de semana e as pessoas tendem a consumir menos vídeos durante esse período.
Planeje suas postagens nos outros dias da semana para tentar conquistar mais público ou post algo aos finais de semana para testar o nível de engajamento já que se é sabido que a concorrência diminui durante esses dias.
Frequência de postagem
Para manter uma rotina do canal e de engajamento com o público, é vantajoso ter uma regularidade de vídeos postados e alinhados com o planejamento de postagens. Essa regularidade, permite que o usuário crie uma rotina de pertencimento com o canal.
Estimule comentários e compartilhamentos
Ao finalizar ou ao iniciar um vídeo sobre um determinado assunto, encoraja o usuário a se relacionar com o canal, a fim de criar um vínculo, uma comunidade, permitindo comentários e discussão da plataforma.
Encoraja o usuário a compartilhar o conteúdo, seja digitalmente ou no famoso “marketing de boca a boca”.
Sendo assim, espero que a matéria tenha ajudado a compreender melhor como o algoritmo funciona e como utilizá-lo da melhor forma a seu favor.
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