Você já parou para se perguntar como os visitantes do seu site te encontraram? É exatamente essa a primeira pergunta que os relatórios de aquisição respondem.
Os relatórios de aquisição no Google Analytics são um elemento “mais amplo” capaz de fornecer uma visão geral desta seção. Os elementos na categoria “Aquisição” exploram um nível mais alto de detalhes.
Colocando de uma forma simples e resumida, os relatórios de aquisição representam uma ferramenta empoderadora para qualquer profissional de marketing encarregado de direcionar o tráfego do seu site, pois os dados desses relatórios nos mostram se os visitantes vêm de um link de URL direto, rede social, marketing por e-mail, mecanismos de pesquisa ou outras fontes.
Além disso, os relatórios de aquisição também mostram o desempenho de seus anúncios se você estiver usando o Google Adwords. Relatórios de SEO e mídias sociais também podem ser encontrados nos relatórios de aquisição.
Comparando com outras versões do GA, é possível notar algumas grandes mudanças nos relatórios de aquisição no Google Analytics 4. Agora, a categoria de aquisição é dividida em três seções: você pode ver uma visão geral de todos os dados de aquisição, um detalhamento por usuário, ou por origem de tráfego.
Enquanto no Universal Analytics a seção de aquisição tem mais opções imediatas já que você pode ter uma visão geral ou clicar em qualquer uma das fontes de tráfego listadas no menu principal de relatórios, o GA4 traz informações mais claras e fáceis de acessar, pois todos os seus dados são categorizados por usuário ou origem de tráfego.
No Universal Analytics sua seção de aquisição continha gráficos que ostentavam uma seção de “comportamento”. Lá, você via métricas familiares, como taxa de rejeição e conversões, e também tem métricas com base na sessão.
Esses foram os únicos indicadores que o UA ofereceu em termos de como os usuários estavam interagindo com seu site depois de chegar lá. Mas uma das grandes falhas da versão anterior do Analytics é que ele não analisa o engajamento, que é uma área em que o GA4 se concentra. Nessa nova versão, você vê ações de engajamento que ajudam a entender o caminho do seu usuário e suas ações significativas no seu site.
Sua seção “aquisição de usuários” analisa o envolvimento do usuário e a seção “aquisição de tráfego” analisa o envolvimento da sessão. Lembre-se de que um usuário pode ter várias sessões engajadas, portanto, essa distinção ajuda você a analisar seus dados de aquisição de várias maneiras diferentes e obter informações valiosas.
Quando estiver dentro das várias guias do seu relatório de aquisição do GA4, você poderá passar o mouse sobre seus gráficos para obter mais informações e personalizar esses relatórios com comparações. Você também pode personalizar suas tabelas de relatórios de aquisição para mostrar todos os eventos ou conversões que você deseja rastrear até uma origem. Basta interagir com o gráfico na parte inferior das várias guias do seu relatório de aquisição.
Seus insights são rastreados automaticamente no GA4, e é um grande avanço em termos de dados valiosos para essa nova plataforma. Ainda sobre insights, outra grande mudança no GA4 é a automatização destes, que agora rastreiam automaticamente tendências e mudanças para você.
Você verá, por exemplo, qual origem gerou mais tráfego naquela semana e etc. Você também pode configurar insights personalizados no GA4 para rastrear tendências e comportamentos específicos.