Indo direto ao ponto: você precisará esperar de 24 a 48 horas após configurar sua propriedade do Google Analytics para ver seus dados.
Enquanto isso, você pode verificar se o código de acompanhamento está fazendo seu trabalho verificando os relatórios em tempo real. Essa é uma das maneiras mais fáceis de garantir que o rastreamento do Google Analytics esteja funcionando corretamente. Fazendo isso, você pode ver imediatamente se há usuários ativos em seu site. Se você conseguir vê-los, significa que o Google Analytics começou a rastrear seus usuários.
Para verificar seus relatórios em tempo real, você só precisa clicar em “Tempo real” à esquerda e pronto. Agora você deve conseguir ver qualquer usuário ativo.
Outra forma de garantir que o Google Analytics esteja acompanhando seu website é verificar se o código de acompanhamento do GA está no código-fonte do website. Para fazer isso, tudo que você precisa fazer é acessar seu site e clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar da página. Em seguida, clique em “ver fonte da página”.
Outra maneira de verificar se sua propriedade do Google Analytics está configurada corretamente é usando sua visualização de depuração.
O Google criou uma extensão do navegador Chrome para o depurador do Google Analytics, que você pode usar para solucionar problemas de sua propriedade e garantir que seu código de acompanhamento do GA esteja funcionando.
Basta instalar e ativar a extensão do depurador da Chrome Web Store, configurá-la, e abrir seu site. Clique no ícone do Google Analytics Debugger na parte superior do seu navegador, e depois em “Ctrl-Shift-J” para abrir o console do Chrome Javascript. Você pode clicar em “Console” para ver informações sobre seu código do Google Analytics para garantir que ele seja inserido corretamente. E também poderá ver mensagens de erro que impedem o funcionamento correto.
Você também pode clicar em sua “Visualização de depuração” à esquerda enquanto estiver no Google Analytics. Em seguida é só acessar seu site e se envolver na atividade do usuário e depois retornar para a visualização de depuração do GA e ver se suas ações estão aparecendo como você espera.
Depois de confirmar que sua propriedade do Google Analytics está funcionando corretamente, você pode começar a rastrear.
Embora existam muitas maneiras de começar a rastrear no Google Analytics, selecionamos abaixo algumas das coisas mais importantes para configurar e ficar de olho.
No Google Analytics, há quatro tipos de metas personalizadas que você pode configurar. São elas:
Destino (URL): Você pode configurar uma meta a ser acionada quando um usuário visitar uma página específica.
Duração (Tempo): Uma meta de duração permite que você veja quando um usuário passa um determinado período de tempo em uma de suas páginas.
Páginas/visitas: As metas de páginas/visitas podem ser acionadas quando um usuário visita um determinado número de páginas/telas em uma sessão.
Eventos: Você pode configurar uma meta de evento para qualquer interação significativa, como uma compra ou uma assinatura de boletim informativo.
Para acompanhar suas metas no Google Analytics, basta acessar “Conversões” no lado esquerdo e clicar em “Metas”. Você pode clicar em “Visão geral” para ver o desempenho de suas metas em cada página individual.
No Google Analytics, você pode acompanhar o tráfego de seus usuários de várias maneiras diferentes. Para começar, confira todo o seu tráfego seguindo estas etapas:
1. Vá para “Aquisição“.
2. Clique em “Todo o tráfego”.
3. Clique em “Canais”.
A opção de origem/meio fornecerá uma visão geral sólida de onde vem todo o tráfego do seu site, mas você também deve verificar o tráfego em suas páginas específicas.
Para rastrear o tráfego em suas páginas individuais, siga estas etapas:
1. Clique em “Comportamento”
2. Clique em “Conteúdo do Site”.
3. Escolha uma opção (Ex.“Todas as páginas” ou “Páginas de destino”).
4. Clique na página que deseja visualizar.
5. No menu “Dimensão secundária” selecione “Fonte/Mídia” para ver de onde vem nosso tráfego.
Agora você pode ver de onde vem o tráfego da sua página, bem como os dados sobre o desempenho da sua página.
Existem algumas maneiras de rastrear seus eventos no Google Analytics. Você pode usar código personalizado, mas se preferir, a maneira mais fácil é usar o Gerenciador de tags do Google. Usando o rastreamento de eventos com o GTM, você pode rastrear ações significativas do usuário que são acionadas pelo seu navegador e enviadas ao Gerenciador de tags.
Para configurar um evento no Gerenciador de tags do Google:
1. Acesse o Gerenciador de tags do Google e faça login. 2. Clique em “Tags” à esquerda.
3. Clique em “Criar uma nova etiqueta”.
4. Selecione “Universal Analytics” para seu tipo de tag. 5.Insira seu IDde acompanhamento do Google Analytics. 6. Selecione “Evento” para o seu tipo de faixa.
7. Escolha sua categoria de evento, ação, rótulo e valor. 8. Defina seus gatilhos.