As propriedades do usuário são um ótimo complemento para o GA4. Graças a essa novidade, agora você pode definir até 25 propriedades de usuário e usá-las para criar públicos diferentes.
Nem preciso dizer como isso facilitará muito as coisas, não é? (especialmente para marcas que têm muitos dados para analisar).
Mas antes de começarmos a falar sobre essa inovação, vale lembrar de alguns pontos sobre como a estrutura de dados funciona no GA4:
- É sobre usuários e eventos (e não sobre hits)
- Tudo o que você envia para o GA4 é um evento com alguns parâmetros
- Você precisa informar ao GA sobre esses parâmetros, caso contrário, eles são difíceis de encontrar
- Esses parâmetros de evento definidos são chamados de Métricas personalizadas
Uma propriedade de usuário está permanentemente vinculada a esse usuário para que ele sempre possa ser encontrado no grupo a qual pertence. Isso significa que você não precisa se preocupar com amostragem de dados ou execução de relatórios complicados porque essas propriedades são predefinidas e vinculadas aos dados. No GA4, você pode definir até 25 propriedades do usuário, sem contar a dimensão personalizada do evento.
A configuração atual funciona de maneira semelhante à forma como você configura dimensões personalizadas de eventos. E ela é dividida em duas partes:
- Enviar propriedades sobre um usuário para o Google Analytics (por meio de parâmetros ou GTM)
- Fazer o Google Analytics aceitar esses parâmetros e gerar relatórios
O Google forneceu algumas diretrizes de configuração para ajudá-lo, mas o guia deles mostra como fazer isso com código de rastreamento, e aqui veremos como fazer isso com o GTM.
Passo 1: Enviar propriedades do usuário para o Google Analytics
Você é quem vai determinar quais propriedades de usuário são úteis ou não, mas alguns exemplos que podem ser levados em conta seriam: profissão, altura, cliente de alto valor, nacionalidade etc, ou seja, coisas que não mudam com muita frequência. Porém, não devem ser coisas exclusivas de um único usuário, como por exemplo, detalhes do cartão de crédito, endereço de e-mail, etc.
Para encontrar as propriedades do usuário que você deseja criar, acesse a página Propriedades do usuário de sua conta do Analytics, clique em Criar primeira propriedade do usuário. Dê um nome e uma descrição à propriedade e clique em Criar.
Agora, com a nova propriedade criada, você pode editar, arquivar ou marcar a opção de sem publicidade personalizada.
Clique em Nova propriedade do usuário para adicionar quantas novas propriedades forem necessárias.
Passo 2: Ensinando o Google Analytics a aceitar esses parâmetros
No GTM, abra seu GA Configuration Event e, em Propriedades de usuário, clique em Adicionar linha. Copie os nomes das propriedades que você acabou de criar no GTM.
No campo Valor, copie os valores da camada de dados que você viu anteriormente no GTM. Cole-os no campo Valor.
Testando sua configuração
No GTM, entre no modo de visualização, acesse seu site e navegue para testar se sua atividade está sendo rastreada corretamente. Em seguida, acesse o depurador no Analytics para ver seus dados sendo rastreados.