Se você precisa aprender a como fazer uma grande exclusão no Google Analytics, este é o lugar certo!
Sua conta do Universal Analytics é onde você acessa e mantém tudo no Google Analytics. Você pode excluir os principais elementos acessando a seção Admin no Universal Analytics ou no Google Analytics 4. Então é só selecionar sua conta, propriedade, visualização ou fluxo de dados desejado e excluí-lo. Mas calma, antes de realizar qualquer exclusão, há algumas coisas que você precisa saber.
Embora seja possível recuperar elementos excluídos por até 35 dias (a menos que seja um fluxo de dados), exclusões como essa são permanentes e têm um grande impacto nos seus resultados, por isso é importante entendermos a estrutura da plataforma e o que exatamente acontece quando uma exclusão assim é feita.
A estrutura no Universal Analytics funciona da seguinte forma: Conta > Propriedades > Visualizações. Você pode ter várias propriedades em uma única conta e várias visualizações em cada propriedade. Já a estrutura do Google Analytics 4 funciona assim: Conta > Propriedades > Fluxos de dados. Você terá uma única propriedade do GA4 que contém um ou mais fluxos de dados.
Na estrutura do GA4 você tem uma propriedade para todos os seus dados, incluindo seu site e seus aplicativos para dispositivos móveis. Portanto, se você tiver um site, um aplicativo para Android e um aplicativo para iOS, uma única propriedade abrigará todos eles. Isso é diferente do Universal Analytics, onde você tem uma propriedade exclusiva para cada um.
Assim, em vez de ter várias propriedades, no GA4 agora você tem uma propriedade e vários fluxos de dados que alimentam essa propriedade. Seu site e cada um de seus aplicativos móveis representam um fluxo de dados exclusivo. É essencial que você saiba disso antes de seguir com a exclusão de algo importante.
Considere todas as suas opções antes de fazer uma exclusão permanente. Por exemplo, lembre-se de que você sempre pode fazer uma solicitação de exclusão de dados. É possível excluir seus dados no Google Analytics e pode ser uma alternativa adequada ao invés de excluir uma propriedade inteira ou fluxo de dados.
Mas entendemos que às vezes você só precisa limpar seu Google Analytics fazendo uma grande exclusão. Talvez você tenha um site antigo obstruindo seus dados porque é um dos seus fluxos de dados do GA4, por exemplo, ou só queira excluir toda a sua conta e começar de novo.
Seja qual for o motivo, às vezes uma grande exclusão permanente é necessária. Por isso, estamos aqui para falar de todas as principais exclusões que talvez você precise realizar e como fazê-las.
Como excluir uma CONTA do Google Analytics?
Primeiramente, você deve saber que excluir toda a sua conta significa que você também excluirá todas as propriedades, visualizações ou fluxos de dados associados. Sua conta será excluída permanentemente em 35 dias e todos os backups de dados mensais serão excluídos após 84 dias. Você não poderá recuperar dados históricos nem recuperar relatórios depois de concluir essa exclusão. Se ainda assim, deseja continuar, para realizar essa exclusão você deve ter a função de editor. Todos com acesso de administrador serão notificados assim que ela for concluída.
Excluindo uma conta:
1. Primeiro, certifique-se de remover o ID de acompanhamento/ID de medição do Google Analytics de suas páginas da web e aplicativos para dispositivos móveis.
2. Acesse sua conta do GA4 ou Universal Analytics e clique em “Admin”
3. Em “Conta”, selecione a que deseja excluir
4. Clique em “Configurações da conta”
5. Clique em “Mover para a lixeira” no canto superior direito e salve.
Se você se arrepender da exclusão em até 35 dias, você pode acessar sua lixeira para desfazer o processo. Basta ir em “Conta” e clicar em “Lixeira”. Em seguida, selecione o que deseja desfazer e clique em “Restaurar”.
Como excluir uma PROPRIEDADE do Google Analytics 4?
Antes de seguir, lembre-se de que, quando você exclui uma propriedade, todas as visualizações ou fluxos de dados (dependendo da versão do GA que você está usando) contidos nesta propriedade também serão excluídos. A propriedade e tudo nela serão excluídos permanentemente dentro de 35 dias após serem movidos para a lixeira.
Excluindo uma propriedade:
1. Faça login na sua conta do Google Analytics e vá para “Admin” no canto inferior direito.
2. Selecione a propriedade que deseja excluir em “Propriedade”.
3. Selecione “Configurações da propriedade”.
4. Clique em “Mover para a lixeira” no canto superior direito e salve.
Caso você tenha realizado essa exclusão por acidente, corra rapidamente para sua lixeira e clique em “Restaurar”.
Como excluir uma VISUALIZAÇÃO do Universal Analytics?
A exclusão de visualizações é uma exclusão exclusiva do Universal Analytics..
Excluindo uma visualização do Universal Analytics:
1. Faça login na sua conta UA e vá para “Admin”
2. Em “Visualização”, selecione a exibição que deseja excluir
3. Vá para “Configurações de Visualização”
4. Selecione “Mover para a lixeira” e salve
Quer restaurar sua Visualização? Vá em “Conta” e clique em “Lixeira”. Em seguida, selecione o que deseja desfazer e clique em “Restaurar”. Mas lembre-se: isto só pode ser feito dentro do prazo de 35 dias após a exclusão.
Como excluir um FLUXO DE DADOS do Google Analytics 4?
Se você excluir um fluxo de dados no Google Analytics 4, você NÃO poderá recuperar o fluxo ou qualquer um dos dados associados. Portanto, como todas as suas grandes exclusões, proceda com cautela aqui e exclua seu fluxo de dados apenas se você estiver 100% certo de que não precisa mais dessa fonte de dados ou de qualquer dado histórico obtido dela.
Excluindo um fluxo de dados:
1. Faça login na sua conta do GA4 e clique em “Admin”.
2. Em “Propriedade”, selecione a propriedade com o fluxo de dados que deseja excluir.
3. Clique em “Fluxos de dados”.
4. Selecione o fluxo de dados que deseja excluir.
5. Clique nos três pontos no canto superior direito e clique em “Excluir fluxo”.
Se você fizer isso, seu fluxo será excluído imediatamente de sua propriedade do GA4 e você não poderá recuperá-lo.