Em dezembro de 2020, o CEO da Apple, Tim Cook, anunciou que o IOS 14 passaria a exigir a permissão dos usuários para que o Facebook acessasse dados de tráfego do site e uso do app. Isso significou, de um modo ou de outro, uma possível barreira para a mineração de dados com usuários do novo IOS.
As pessoas estão cada vez mais cautelosas com seus dados caindo nas mãos das gigantes de tecnologia, especialmente com o Facebook, após escândalos envolvendo a plataforma. Assim, a Apple passa a se posicionar como defensora dos direitos do usuário e da segurança de dados pessoais.
Até pouco tempo, ninguém ligava em fornecer seus dados a troco de mimos e conteúdos “gratuitos”. Com tamanha indiferença nessa questão, sem saber a qual propósito seus dados serviam, foram criadas as ferramentas de marketing mais poderosas já vistas na humanidade.
Felizmente, isso está começando a mudar. Com usuários mais atentos e conscientes, essas big techs se veem cada vez mais forçadas a conduzir suas operações com o máximo de transparência e respeito aos dados individuais de cada um.
O que muda com o IOS 14?
A rigor, vários compartilhamentos de dados que eram automáticos agora precisarão de autorização expressa dos usuários.
Dados de aplicativos de terceiros
Antes, vários aplicativos coletavam seus dados e os vendiam a plataformas, como o Facebook, sem você saber. Agora, precisam de autorização direta do usuário.
Localização do dispositivo
A localização é um dado pertinente para o Facebook, principalmente para negócios físicos buscando oferecer anúncios para localidades específicas, ou quando um possível cliente passa perto da loja em questão. Agora, os usuários também têm mais controle quanto a isso.
Compartilhamento de informações para fins de redirecionamento
Isso inclui compartilhar lista de e-mails, códigos de publicidade ou outros códigos com uma rede de publicidade de terceiros, que usa essas informações para redirecionar esses usuários a aplicativos de outros desenvolvedores ou para encontrar usuários semelhantes.
SDK para redirecionamento de usuários
É quando um SDK (kit de desenvolvimento de software) de terceiros é colocado em seu aplicativo, combinando dados do usuário do seu aplicativo com dados do usuário de aplicativos de outros desenvolvedores, para direcionar ou medir a eficiência da publicidade.
Qual o impacto disso para os anúncios no Facebook?
A plataforma já está trabalhando em novos modelos estatísticos para cobrir essa lacuna. Com isso, alguns relatórios e janelas de sua conta podem ter funções limitadas.
Relatórios
- Informações como idade, gênero, região e localidade não estarão mais disponíveis para conversões no app ou na web, nem para ação e entrega;
- Conversões feitas após sete dias não serão contabilizadas, afetando seus resultados.
Janela de atribuição
- A atribuição de 28 dias para qualquer tipo de dado não está mais disponível na janela de atribuição;
- A atribuição de cliques de sete dias desapareceu;
- Conversões fora do site serão impactadas.
Monitoramento de website
A rigor, o monitoramento só será afetado para usuários do IOS 14 que limitaram o acesso a esse tipo de dado. O monitoramento de usuários de outros sistemas ou de usuários do IOS 14 que não desativarem as permissões não será afetado.
Como você pode se preparar para este cenário?
Prevenir é melhor que remediar. Com essas informações, você pode tomar algumas ações e se planejar melhor para mitigar qualquer efeito negativo desses novos atributos do sistema Apple.
1) Verifique o seu domínio
Isso já é algo exigido pelo Facebook. Você deve encontrar facilmente o passo a passo de como fazê-lo em sua própria conta.
2) Implementar API de conversões
Implemente a API de conversões para garantir que os eventos sejam passados de volta ao Facebook diretamente do serviço, não apenas do pixel. Se você não sabe como fazer isso sozinho, peça a um desenvolvedor para ajudá-lo. Quanto mais cedo você fizer isso, melhor.
3) Selecione seus 8 eventos de conversão
Sabendo que você será limitado a 8 eventos de conversão, você pode começar selecionando e priorizando-os. Escolha quais são os melhores e os organize por ordem de prioridade.
4) Use o rastreamento UTM do Google Analytics
Os dados que deixam de estar disponíveis no Facebook ainda estarão no Google Analytics. Isso permite que você inclua informações adicionais aos seus links de anúncios, saiba de onde vem o tráfego e quais remetentes estão gerando inscrições, compras etc.
5) Melhore seu conteúdo e seu SEO
Com mais restrições de direcionamento e geração de relatórios, a qualidade do seu conteúdo e de sua estratégia SEO se tornam ainda mais importantes. Se menos anúncios estão aparecendo aos usuários, é preciso impactá-los ainda mais.
6) Diversifique seu mix de marketing
Em vez de se desesperar completamente, essa é a hora de começar a ser criativo e procurar caminhos alternativos de publicidade. Se você trabalha apenas com publicidade no Facebook, certamente é o momento para diversificar, ou pelo menos recomendar que seus clientes o façam.
Mudanças sempre trazem preocupações, mas, junto, vêm as oportunidades. O importante é manter a calma e entender que elas valem para todos. Aqueles que conseguirem se adaptar melhor terão certamente um diferencial competitivo em relação a seus competidores.