Também chamado de Universal Analytics, o Google Analytics trata-se de uma ferramenta gratuita para auxiliar no monitoramento e análise de desempenho de sites e aplicativos.
É a plataforma de análise e monitoramento de sites mais utilizada do mundo. Ela permite analisar o perfil de quem acessa o seu site, além da localização geográfica e de quais dispositivos se deu o acesso, mostrando também quais são as páginas mais acessadas, número de conversões, entre outros detalhes.
Esse mecanismo, disponibilizado pelo próprio Google, ajuda profissionais de Marketing Digital a otimizar sites, bem como compreender o comportamento e perfil do seu público com a elaboração de relatórios personalizados. Desde seu lançamento inicial em 2005, essa ferramenta do Google vem sendo atualizada para atender melhor seus usuários e atualmente está disponível em sua quarta versão: o Google Analytics 4 ou GA4.
O que os usuários podem esperar dessa nova versão?
O Google Analytics 4 pode ser considerado um divisor de águas. Com um novo sistema de mensuração que permite acompanhar de maneira unificada a jornada dos usuários, o GA4 busca aperfeiçoar e adequar-se melhor às políticas de proteção de dados, oferecendo uma realidade “cookieless”, para que os sites possam funcionar sem cookies de terceiros.
Outra mudança significativa é que o GA4 utiliza a inteligência artificial ainda mais a seu favor para a automação de tarefas e geração de insights. É possível identificar padrões de dados para tomada de decisão, além de um refinamento de resultados e otimização dos investimentos em Marketing Digital. Assim, através do Machine Learning, o GA4 oferece insights que aumentam as chances da marca atingir um grupo de pessoas que estará mais propenso a tornar-se cliente.
Um dos principais pontos positivos dessa atualização para as empresas é o rastreamento da jornada do cliente mesmo que ele mude de dispositivo.
Deste modo, os dados daquele usuário não serão perdidos mesmo que ele mude de canal. Por exemplo, será possível observar se um usuário conheceu seu produto pesquisando no google, se entrou no site, ou instalou o App. Tudo de forma unificada. Além disso, é possível controlar melhor quais dados serão coletados e qual será exatamente sua utilização.
Outra mudança relevante é a quantidade de relatórios disponíveis na plataforma, o que fará com que o usuário obtenha o relatório desejado com maior personalização. Além disso, a Taxa de Rejeição deixa de existir e passa a ser substituída por novas métricas.
Até o momento, o Analytics considerava o número de usuários que abriram uma página e saíram sem realizar nenhum tipo de ação a partir dela, já no GA4 essa lógica é invertida e o foco passa a ser na taxa de engajamento, ou seja, preocupando-se em entender quem chega e fica e qual a qualidade desse engajamento.
Assim, capaz de metrificar a jornada do cliente por vários dispositivos de forma integrada, o GA4 possui novos recursos que oferecem formas mais inteligentes e flexíveis de examinar os dados projetados além de trazer uma série de ações e eventos predefinidos, o que elimina a necessidade de configurar o rastreamento de elementos de forma manual. Dessa forma, é possível acompanhar uma série de eventos e conversões sem que seja necessário aprender a criar ou editar códigos.
Deste modo, o Google Analytics 4 pode fornecer às marcas informações mais completas quanto ao motivo dos usuários estarem em seus sites e ainda obter mais assertividade nas ações dos visitantes em todos os canais.
Conclusão
Ao contrário do Universal Analytics, que rastreia apenas os dados do site, o GA4 traz uma versão robusta projetada para analisar dados de vários dispositivos e plataformas. A maior diferença, porém, é que essa versão depende de Machine Learning para fornecer análises e insights mais inteligentes, sem cookies e com restrições de privacidade cada vez mais rigorosas.
Além de medir diferentes tipos de dados, o GA4 oferece uma experiência de análise projetada para o futuro e focada no usuário. É seguro dizer, portanto, que essa atualização veio para se adequar a um novo cenário, onde as regras e leis de proteção de dados se tornam cada vez mais presentes na legislação do mundo inteiro.
O GA4 deve substituir o Universal Analytics (UA) a partir de 1º de julho de 2023.