Se você está monitorando seu tráfego no Google Analytics, provavelmente está interessado em saber de onde vêm seus usuários, certo? Mas em origem/mídia em seus relatórios você provavelmente já notou que parte do seu tráfego está marcado como Direct/None.
O que significa isso?
Bom, indo direto ao ponto: Direct/None significa que o Google Analytics não tem informações de referência para esses usuários. Ou seja, o GA não pode determinar uma fonte de entrada para eles, pois não recebeu informações de referência para tais usuários e não pode dizer exatamente como eles chegaram ao seu site.
Portanto, “Direct/None” trata-se de um termo genérico para visitantes que, por algum motivo ou outro, não podem ser rastreados a partir de uma fonte de entrada. Você também pode se referir a esse tráfego como apenas “direto”.
Você deve estar se perguntando por que isso acontece. Bom, há vários motivos pelos quais um usuário pode ser marcado como Direct/None. Aqui estão alguns dos motivos mais comuns:
- O usuário digitou sua URL diretamente no navegador. Isso é muito comum, especialmente se você tiver um URL de página inicial fácil e curto. O visitante veio diretamente ao seu site, então não há fonte de referência.
- O usuário pode ter marcado seu site como favorito.
- O usuário clicou em um link para seu site através de um aplicativo para dispositivos móveis.
- O usuário chegou ao seu site a partir de uma plataforma que não é baseada na web, como um PDF.
- Seus usuários podem estar sendo redirecionados por causa de um encurtador de URL.
- Também pode haver um problema devido à hospedagem segura (SSL). Se seu site não for seguro (http) e um visitante veio de um site seguro (https), os dados não serão repassados.
- Se o seu usuário tiver um bloqueador de anúncios, ele poderá destruir cookies, ocultando informações de referência do Analytics.
Agora que você já conhece os principais motivos, você provavelmente está se perguntando o que pode fazer com isso. Bom, caso queira saber mais sobre seu tráfego direto, basta clicar em “Direct/none” no relatório “Todo o tráfego” e em seguida selecionar “Comportamento” > “Página de destino” no menu suspenso e “Dimensão secundária“.
Aqui, você verá uma lista de todas as páginas de destino para as quais seu tráfego direto vai. Talvez você tenha incluído um link para uma de suas páginas de destino em um aplicativo móvel específico, ou talvez tenha distribuído um PDF com um link para uma página de destino de um comunicado à imprensa. Analisar a página de destino deve lhe dar uma ideia muito melhor de onde essas pessoas estão vindo.
Mas como corrigir esse problema?
Embora você provavelmente nunca consiga eliminar completamente o tráfego direto, a melhor dica para pelo menos reduzi-lo é garantir que você está marcando todos os URLs em sua campanha de marketing.
Essas tags garantirão que seus visitantes sejam rastreados no Analytics a partir de uma fonte de referência específica. Quanto mais você marcar tudo que libera para o público, mais seu tráfego direto diminuirá.