Nosso histórico de navegação diz muito sobre quem somos, do que gostamos, etc. Dessa forma, os relatórios demográficos auxiliam no entendimento de tendências sobre os visitantes de cada site.
O Google Analytics possui um relatório demográfico bastante acessível que deve te ajudar a conhecer melhor seus visitantes. Ao ativá-lo, você terá acesso a faixa etária e o sexo dos usuários que andam visitando o seu site.
Como ativar o relatório demográfico no Google Analytics?
Primeiramente, a sua localização e os cookies utilizados podem afetar os resultados dos relatórios, então é importante ficar de olho nesse detalhe antes de mais nada. Ao ativar o relatório demográfico, certifique-se também de atualizar a política de privacidade de seu site para indicar que serão coletadas informações de identificação pessoal.
Agora, aprenda a como ativar os Relatórios demográficos:
1. Clique na guia Administrador
2. Clique em Configurações da propriedade
3. Em Habilitar relatórios demográficos e de interesse, escolha Ativado
Para visualizar os dados nos Relatórios demográficos:
1. Clique na guia Relatórios
2. Clique em Público > Demografia
3. Na página de Visão geral, clique em métricas diferentes para ver como elas diferem entre os grupos de idade e sexo
4. Nas páginas de idade e sexo, você terá acesso ao gráfico de pilha das datas em relação à métrica selecionada. Se preferir, você pode até mesmo comparar duas métricas, pois há dados sobre o desempenho de cada grupo nas metas que você configurou.
Como ativar o relatório demográfico no Google Analytics 4?
Para começar a coletar dados demográficos no GA4, você deve ativar os sinais do Google. Para ativar os sinais do Google, siga estas etapas:
1. Vá para “Admin” e clique em “Assistente de configuração” em “Propriedade“.
2. Clique em “Ativar sinais do Google“.
Você também precisará selecionar a identidade de relatório apropriada para coletar dados demográficos precisos. Nossa recomendação é selecionar a opção de identidade de relatório “Por User-ID, Google Signals, depois Device“, pois esta é a mais abrangente das duas opções, já que ele diz ao Google para percorrer os vários identificadores e usar o melhor para sua coleta de dados. O Analytics procurará primeiro um ID de usuário,pois é a maneira mais precisa de rastrear usuários quando disponível. Se eles não tiverem sido autenticados, o Google Analytics procurará os dados dos indicadores do Google. Se o usuário não houver permitido a personalização de anúncios, o Analytics usará o ID do dispositivo.
Para selecionar sua identidade de relatório, siga estas etapas:
1. Clique em “Admin” no canto inferior esquerdo.
2. Em “Propriedade“, clique em “Identidade de relatório padrão”.
3. Selecione uma das seguintes opções: “Por ID de usuário, sinais do Google e, em seguida, dispositivo” ou “Somente por dispositivo”.
Além disso, se você estiver usando a opção “Por ID de usuário, indicadores do Google e dispositivo” como recomendamos, será necessário configurar uma dimensão personalizada em sua propriedade do GA4. Para fazer isso, siga estas etapas:
1. Clique em “Definições personalizadas” no canto inferior esquerdo.
2. Clique em “Criar dimensões personalizadas“. Você verá uma janela aberta à direita. 3.Insira “user_id” para o nome da dimensão e defina o escopo como “User”.
4. Clique em “Salvar” (canto superior direito).
Já no que diz respeito ao layout do seu relatório demográfico, houve algumas atualizações no GA4.
No Universal Analytics, seu relatório de dados demográficos tinha três guias: visão geral, idade e sexo. No GA4, isso se tornou bem mais simplificado e fácil de usar, como tudo na nova plataforma. Agora você notará que a guia demográfica tem apenas duas seções: visão geral e detalhes demográficos.
A seção de visão geral fornece um instantâneo de todas as suas métricas demográficas importantes, como idade e localização. Se desejar ver mais informações, basta apenas clicar na parte inferior de qualquer um dos gráficos.
Já quando você vai para sua seção de detalhes demográficos, você encontra seu gráfico interativo “de sempre”. Mas lembre-se de que houve algumas mudanças na coleta de dados no GA4, então agora você está analisando as métricas que se concentram principalmente no engajamento. Isso fornece mais informações sobre a atividade do usuário do que métricas antigas, como taxa de rejeição.
Para personalizar este gráfico, basta adicionar o sinal “+” e você poderá ver qualquer evento ou métrica que deseja analisar. E não se esqueça, assim como todos os relatórios do GA4, você pode configurar comparações na parte superior do relatório para analisar os dados demográficos em detalhes e comparar os segmentos lado a lado.