O Google Analytics 4 vem com algumas mudanças bem grandes e quase tudo foi ajustado para oferecer suporte a um modelo baseado em eventos e voltado para dispositivos móveis. Isso significa que existem algumas diferenças importantes entre o Universal Analytics e o GA4.
O Google Analytics 4 não usa visualizações personalizadas como o Universal Analytics. Em vez disso, você tem uma única visualização de relatórios. Você pode aplicar filtros de dados à sua visualização de relatórios para filtrar o tráfego interno em vez de criar uma visualização personalizada como faria no Universal Analytics.
No Universal Analytics, você tem uma hierarquia de contas>propriedades>visualizações. Suas visualizações são usadas para criar um segmento de dados personalizado que você pode filtrar. Você também pode configurar metas e conversões para uma visualização específica para que você as conte apenas para esse conjunto de dados. Nele, você pode ter até 25 visualizações para cada propriedade.
Como mencionado anteriormente, o Google Analytics 4 não usa visualizações. Enquanto no Universal Analytics, você configura visualizações, como uma para excluir o tráfego interno de seus funcionários, no GA4 você tem uma única visualização de relatórios e fluxos de dados que a alimentam. Os fluxos de dados são fontes de dados e podem incluir seu site, aplicativo para iOS e aplicativo para Android. Você pode ter um ou todos os três em uma única propriedade do GA4.
O Google Analytics 4 vem com muitas mudanças e levará algum tempo para nos acostumarmos totalmente com elas. Uma das primeiras coisas que você notará é que a estrutura do GA4 é diferente. Você não tem mais visualizações. Em vez disso, você pode personalizar sua visualização de relatório única usando filtros de dados.
No GA4, você aplica filtros no nível da propriedade para personalizar sua visualização de relatório única. Assim, em vez de filtros de visualização como você tinha no Universal Analytics, agora você tem filtros de dados.
Usar filtros de dados no GA4 é bastante simples. Primeiro, você cria o filtro e depois o aplica. Veja como filtrar o tráfego interno no GA4:
Primeira etapa: crie um novo filtro em um de seus fluxos de dados
- Clique em “Admin”.
- Selecione “Fluxos de dados” em “Propriedade“.
- Selecione o fluxo de dados desejado.
- Clique em “Mais configurações de marcação“.
- Clique em “Definir tráfego interno”.
- Clique em “Criar”.
- Preencha seus parâmetros de configuração:
Nome da regra: dê um nome ao filtro, como “IP do escritório”.
Tipo de correspondência: faça uma seleção de qualquer uma das opções listadas.
Valor: insira o endereço IP que você deseja excluir (ou um valor que corresponda a “começa com”, “termina com”, dependendo da seleção do tipo de correspondência).
Observação: você pode adicionar várias (até 10) condições para filtrar vários endereços IP internos. 8. Salve seu filtro.
Segunda etapa: Ative seu filtro.
1. Volte para “Propriedade“.
2. Clique em “Configurações de dados” e clique em “Filtros de dados”.
3. Antes de ativar seu filtro, certifique-se de testá-lo. Faça isso clicando no seu filtro. 4. Depois de ativar o filtro, você verá três opções, testando, ativo e inativo. Selecione “Teste”. 5. Depois de verificar se seu filtro está funcionando como você deseja, volte e ative seu filtro. Para ativar seu filtro, clique nos três pontinhos à direita e clique em “Ativar filtro”.
Vale lembrar que como o Google Analytics 4 ainda é muito novo, recursos adicionais estão sendo adicionados o tempo todo. Fique de olho para obter atualizações.