Com uma nova ferramenta mais adequada à legislação e focada no consumidor, o Google Analytics 4 veio para inovar. Substituindo mecanismos que, segundo o próprio Google, estão se tornando cada vez mais obsoletos, o GA4 traz como resultado uma nova ferramenta capaz de rastrear dados e medi-los sem ferir as políticas de navegação cada vez mais rígidas da web.
Até o momento, o monitoramento do tráfego em sites sempre dependeu exclusivamente de tecnologias invasivas, mas com a chegada do GA4 esse cenário muda drasticamente.
Trazendo uma plataforma baseada em análise preditiva e orientada por Inteligência Artificial (IA) e não mais pelos famigerados cookies, além de acompanhar a jornada completa do consumidor, o novo Google Analytics disponibiliza, de modo automático, informações de tendências com base em dados, como o aumento da demanda de determinado produto em determinado grupo de consumidores, por exemplo.
Mas como isso afeta o trabalho de Marketing?
De forma prática, essa nova atualização promete fornecer informações capazes de otimizar o ROI (Retorno sobre investimento) de marketing das empresas.
Todas essas atualizações vão auxiliar profissionais de marketing a elaborar campanhas mais assertivas, capazes de alcançar melhores resultados uma vez que a tomada de decisão será baseada em dados. Assim, todos os profissionais do ramo precisarão conhecer os recursos dessa nova plataforma.
Para melhor atender seus clientes, o GA4 introduziu recursos como melhores relatórios de publicidade além de promover suporte para opções de consentimento do usuário, ajudando o marketing a alcançar seus objetivos sem comprometer a privacidade de quem está navegando.
Mas não para por aí! O Google anunciou recentemente que está lançando alguns recursos adicionais. Agora o GA4 possui também melhor integração de pesquisa além de atribuições mais inteligentes para otimizar o desempenho em todos os seus canais de marketing.
Está sendo introduzido também novos recursos de modelagem com o objetivo de preencher lacunas de dados e ajudar os profissionais de marketing a preparar suas próximas métricas.
Muitos clientes já têm reportado sucesso ao fazer uso da nova ferramenta do Google Analytics para ajudá-los a alcançar seus principais objetivos de marketing, adquirindo novos usuários e impulsionando as vendas.
Os modelos de atribuição baseados em dados do Google oferecem uma melhor compreensão de como todas as suas atividades de marketing influenciam coletivamente suas conversões, evitando assim que você subestime ou supervalorize um único canal. Ao contrário da atribuição de último clique, em que 100% do crédito vai para a interação final, a atribuição baseada em dados distribui crédito para cada ponto de contato de marketing com base no impacto que o ponto de contato teve na geração de uma conversão.
É seguro dizer que a nova atualização da plataforma veio para facilitar a vida do profissional de marketing digital, oferecendo uma oportunidade de unificação de análise e mídia que simplificará as tomadas de decisão. Utilizando o aprendizado de máquina, o GA4 traz uma abordagem mais durável que promete fornecer resultados mesmo quando for difícil observar as conversões.
Através de uma avançada tecnologia de modelagem, o novo Google Analytics preenche lacunas na compreensão do comportamento do cliente sem precisar utilizar cookies ou outros identificadores. Para isso, o GA4 analisa grandes quantidades de dados históricos e identifica correlações e tendências entre os principais pontos de dados, usando por fim os insights obtidos para realizar previsões sobre a jornada do cliente.
Perguntas como: “Quantos novos usuários eu adquiri na minha última campanha?” ou “Quais etapas têm as maiores taxas de desistência de usuários?” poderão ser facilmente respondida com a modelagem comportamental, novo recurso do GA4 que usa aprendizado de máquina rigorosamente testado e validado para preencher eventuais lacunas nos dados comportamentais. Isso permite que você realize medições ininterruptas em dispositivos e plataformas.
A atribuição baseada em dados não apenas melhora o seu ROI de marketing, como também ajuda você a tomar decisões mais inteligentes sobre onde e quanto investir e, como resultado, acaba gerando um número maior de conversões por um custo menor.
Depois de tudo isso acho que já deu pra perceber a importância de saber utilizar tudo que essa nova atualização do Google Analytics tem para oferecer, né?