Quem trabalha com SEO sabe o quão importante e delicada é a escolha de palavras-chave para rankear bem seu post. Hoje em dia, uma boa redação não diz respeito apenas à qualidade do seu conteúdo, mas também ao seu posicionamento nos mecanismos de busca diversos.
Felizmente, os redatores podem contar com diversas ferramentas de auxílio nessa tarefa. Uma delas é o planejador de palavras-chave. São diversos os provedores desse tipo de serviço, e aqui vamos tratar especificamente com a do Google.
Também conhecida como Google Keyword Planner (GPK), trata-se de um recurso do Google Ads, o principal serviço de publicidade da empresa. Esta foi mais uma comodidade trazida pelo rebranding que fizeram do Adwords, que promete facilitar a vida dos usuários.
A seguir, vamos ensiná-lo como começar a usar o planejador, fornecendo algumas dicas, hacks e estratégias para aproveitá-lo ainda mais.
COMEÇANDO A USAR O GPK
Em primeiro lugar, você precisa ter uma conta no Google Ads, só assim você tem acesso às ferramentas do planejador. A boa notícia é que não precisa estar operando anúncios pagos para utilizá-lo.
Ao criar sua conta, o Google vai te obrigar a iniciar uma campanha paga. O “truque” é pausá-la imediatamente. Dessa maneira, seu anúncio não aparece nos resultados de busca e, portanto, não lhe será cobrado nada.
Tome cuidado, pois, se não pausar, estará sujeito a cobranças pelo serviço. Com sua campanha pausada, você está livre para continuar usando-o sem qualquer problema.
SELECIONANDO AS PALAVRAS-CHAVE PARA PESQUISA
Saber as palavras-chave certas para sua pesquisa é crucial para um planejamento de sucesso. Nem sempre está claro se estamos no caminho certo, e existem alguns macetes para confirmar nossas ideias.
De modo simples, você pode inserir palavras, frases ou até mesmo links (URLs) relacionadas a seu negócio. A partir disso, o GPK apresenta os resultados de palavras-chave relacionadas ao input fornecido.
A dica aqui é você pesquisar a URL do seu próprio site, bem como a de seus concorrentes. Alimentando o GPK com elas, você terá acesso a uma lista de sugestões diretamente associada ao seu negócio. De quebra, você ainda faz um benchmark do que está em alta no seu segmento como um todo.
Essa é uma estratégia conhecida como branded keywords (ou “palavras-chave de marca”, em tradução livre). A vantagem está no fato de que você consegue alcançar ótimos resultados a custos acessíveis com esse método. É uma boa maneira de começar a criar seu histórico de anúncios e impulsionar sua conta.
Analisar as palavras-chave de seus concorrentes é crucial. Além de fornecer novas ideias e aumentar seu banco de palavras-chave para busca, é também uma forma de estudar o mercado em que atua.
É possível cruzar as informações entre as palavras-chave utilizadas por você e as de seus concorrentes, fornecendo insights valiosos, que te darão vantagem competitiva.
Algumas extensões, como o Keywords Everywhere, ajudam a filtrar melhor as informações e prover resultados mais específicos e certeiros.
UTILIZANDO FILTROS PARA OTIMIZAR RESULTADOS
Após fazer sua primeira pesquisa, os filtros se tornam disponíveis. Você acessa todas as opções no ícone de filtros, localizado no canto superior direito da página. É uma excelente maneira de direcionar seus resultados, diga-se de passagem.
As indicações de palavras-chave do Google nem sempre levam ao que você precisa. Por exemplo: você insere “Ford Ka 2015” no buscador e as sugestões de palavras-chave estão relacionadas a modelos mais antigos, ou a outros carros da marca etc.
Os filtros isolam as informações desejadas, o que leva a resultados mais bem definidos. É possível separar suas buscas por tópico, volume de busca ou até mesmo custo, indicando palavras-chave mais adequadas ao seu orçamento.
Naturalmente, suas configurações de linguagem e localização afetam bastante seus resultados. Tenha certeza de adequar tais informações de acordo com sua estratégia.
PREVENDO SEU PPC COM O PLANEJADOR
Um formato muito importante e amplamente utilizado no marketing digital é o link patrocinado, também conhecido como “pay per click” (PPC). Basicamente, é um tipo especial de anúncio em que o anunciante paga uma taxa por cada clique recebido em seu link.
A partir de suas palavras adicionadas, ou da ferramenta de predições do GPK, o Google apresenta uma previsão média dos custos de seu anúncio. Tal ferramenta permite adequar configurações de localização, língua, rede e custo por clique máximo de seus anúncios. Assim, é possível verificar como cada uma, isoladamente, afeta suas campanhas.
Além disso, é possível ajustar as taxas e valores de conversão pela ferramenta. É importante ficar atento a isso, pois as estimativas do Google nem sempre condizem com a realidade, pois uma série de fatores podem mal direcioná-lo e prejudicar sua campanha.