Warning: dirname() expects exactly 1 parameter, 2 given in /var/sentora/hostdata/zadmin/public_html/b300_com_br/wp-content/plugins/intelly-related-posts/includes/actions.php on line 10
Google Analytics: O que é para que serve e como usar! | B/300 – Agência de Resultados
O-que-é-Google-Analytics

Google Analytics: O que é para que serve e como usar!

b300, 19 de abril de 2022

O Google Analytics, também chamado de GA pelos profissionais do marketing, é essencial para que qualquer site consiga desenvolver melhores estratégias e, consequentemente, ter melhores resultados. 

Atualmente, partimos do pressuposto que é quase uma regra ter o Google Analytics configurado, mas ainda é possível encontrar muitas empresas que não exploram o potencial dessa ferramenta.

Então vamos começar do princípio? O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos. Certamente ela é a mais utilizada no mundo. 

Algumas das suas principais vantagens são a facilidade para configurar, integração com outros serviços do Google, como Ads e Search Console, e uma versão gratuita muito completa.

Com a ferramenta instalada corretamente, é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, as páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e muitos outros dados. 

Para que serve o google analytics?

Para que serve o Google Analytics? Além da mensuração de visitas em seu site, o GA é capaz de apresentar as métricas de acesso relevantes para o seu negócio. 

Ele consegue acompanhar desde a quantidade de pessoas que visitaram sua página e o tempo que permaneceram em cada sessão, até a avaliação do desempenho de determinada campanha de marketing.

As possibilidades são várias e, sobretudo, o Google cada vez mais tem aprimorado essas funções com o passar do tempo. 

Dito isso, o Google Analytics funciona para que você consiga acompanhar o desenvolvimento do seu site, e com isso ir adaptando as suas estratégias da melhor maneira possível. 

Como usar google analytics?

Inicialmente, é necessário ter uma conta do Google. Sempre priorize uma que só você tenha acesso e que seja de uso profissional, já que você deverá utilizá-la enquanto o site existir.

Leia Também:  4 métricas-chave para entender melhor o desempenho do seu blog

Após a criação (que você pode conferir passo a passo aqui) é só acessar a página inicial do Google Analytics e clicar em criar uma conta. O próprio sistema indicará os próximos passos. 

Depois de clicar no botão Inscreva-se e preencher os dados solicitados, você receberá um código de acompanhamento. O código deve ser inserido em todas as páginas do seu site. 

Normalmente em páginas HTML, o código é adicionado antes da tag de fechamento </head>.

O local de inserção pode variar. Se o seu site foi feito em WordPress, por exemplo, você pode buscar uma opção para colocar o código no header, ou até mesmo instalar um plugin para facilitar o processo.

Agora é necessário aguardar 24h para que seus dados comecem a ser coletados.

Caso queira que outras pessoas utilizem o Analytics, não tem problema: você poderá conceder esse acesso depois. Para dar acesso a outros usuários, vá em “Administrador”, selecione a conta desejada e clique em “Gerenciamento de usuários”.

Em “Adicionar permissões para” insira o email do usuário Google que deseja adicionar e escolha a permissão que será concedida. Clique em “adicionar”.

Vale lembrar que a ferramenta traz inúmeras possibilidades e, quanto mais bem configurada ela estiver, mais dados estruturados ela será capaz de coletar. Uma ideia é se aprofundar tanto na configuração quanto na análise e nos relatórios que ela é capaz de gerar.