Tanto o Google Search Console quanto o Google Analytics 4 são ferramentas do Google que ao mesmo tempo que se diferenciam também se complementam.
O GSC (Google Search Console) é uma ferramenta gratuita que permite rastrear e melhorar a visibilidade do seu site na pesquisa do Google.
Já o GA4 (Google Analytics 4) é o sucessor do Universal Google Analytics, e traz em sua atualização uma maneira totalmente nova e flexível de representar o comportamento dos visitantes de seu sites e aplicativo através de relatórios.
Então, enquanto o GSC possui funcionalidades integradas capazes de te ajudar a melhorar a visibilidade do seu site e a entender como ele está se saindo na pesquisa do Google, o GA4 contém dados sobre como seus visitantes se comportam no site.
Além disso, há certas discrepâncias entre o GA4 e o GSC, sendo todas decorrentes da forma como ambas as ferramentas coletam dados.
Google Search Console
Originalmente desenvolvido para webmasters, o Google Search Console hoje se tornou uma ferramenta básica porém muito importante para pessoas que pretendem otimizar seus sites para mecanismos de busca. Sua nova integração é capaz de fornecer informações detalhadas sobre o desempenho da pesquisa orgânica do site. Isso inclui a classificação dele nos resultados da pesquisa, consultas que levaram a cliques e dados pós-clique, como sessões engajadas e conversões.
Dessa forma, é possível entender o papel que a pesquisa orgânica desempenha no direcionamento de tráfego e engajamento do site em relação a outros canais de marketing, como anúncios da Rede de Pesquisa ou redes sociais. Ao contrário do GA4, o GSC possui relatórios com apontamentos de erros que podem prejudicar sua classificação no Google.
Graças ao GSC é possível, por exemplo, pesquisar quantas vezes as imagens do seu site aparecem no Google, bem como quantas vezes as pessoas clicaram nela. Assim, o Google Search Console é mais do que uma ferramenta de análise, pois ele permite que você informe o Google como deseja que seu site apareça na pesquisa.
Porém, é importante esclarecer que o Console não é uma ferramenta mágica para alcançar a posição número 1 no maior site de buscas com apenas alguns cliques, mas é definitivamente sua melhor chance de “moldar” a imagem do seu site no Google Pesquisa. Por exemplo: caso o Google mostre um conteúdo seu que você não deseja que apareça nos resultados da pesquisa, você pode solicitar a remoção diretamente no Google Search Console, pois essa é uma de suas funcionalidades.
Google Analytics 4
Capaz de performar relatórios com com maior personalização, o Google Analytics 4 se concentra primariamente no tráfego do seu site, fornecendo dados nítidos sobre como seus visitantes se comportam nele. O dashboard do GA4 foi projetado para fornecer uma imagem clara e concisa da jornada dos usuários em seu site (ou aplicativo), como por exemplo, quanto tempo eles passam lá, como exatamente chegaram no site, e etc.
Além de medir diferentes tipos de dados, o GA4 oferece uma experiência de análise projetada para o futuro e focada no usuário, com recursos que oferecem formas mais inteligentes e flexíveis de examinar os dados projetados, além de trazer uma série de ações e eventos predefinidos, o que elimina a necessidade de configurar o rastreamento de elementos de forma manual.
Mas enfim, qual das duas ferramentas do Google é a melhor?
Bom, isso vai depender exclusivamente da sua necessidade.
Departamentos diferentes de Marketing Digital necessitam de informações diferentes, e é aí que o GSC e o GA4 se complementam.
Ambas as ferramentas coletam, processam, analisam e exibem dados diferentes; e, idealmente, você deve usar as duas para obter diferentes inferências e conclusões. No entanto, há uma diferença gritante entre o Google Analytics e o Google Search Console que separa os dois: as métricas envolvidas são diferentes, fornecendo dados e números diferentes.
Mas apesar de fornecerem informações sobre diferentes aspectos do seu site, tanto o GSC quanto o GA4 contêm informações importantes para obter uma melhor compreensão geral da jornada digital de seus visitantes, começando na pesquisa do Google e terminando em seu site.
Se você está interessado apenas no que os visitantes fazem no seu site, ou seja, no comportamento deles, o Google Analytics 4 é certamente o que você precisa. Já se prefere entender melhor como seu site aparece nas pesquisas do Google, o Google Search Console possui as ferramentas certas para te atender.