Alcance e impressão, fazem parte de uma composição de métricas, ou seja, métodos de pesquisa e análise que ajudam a estruturar e a compor as estratégias de marketing.
Com o estudo de métricas, podemos traduzir os dados coletados em aplicações reais que favorecem ao identificar o perfil dos usuários.
Portanto, para compor as questões da métrica, o importante é perceber que o alcance é algo fundamental neste processo e principalmente, diferente de que as impressões. Confira agora a diferença entre esses dois mecanismos como também a suas importâncias em conjunto.
Alcance x Impressões
Alcance diz respeito as questões do indivíduo o que acaba por ser representado pela quantidade de pessoas que entram em contato com as publicações.
A contabilização do alcance é medida por usuário que visualiza suas publicações, porém por mais que o usuário veja mais de uma, ele será contabilizado como único, sendo o seu público efetivo.
Já as impressões, trata-se da contabilização de quantas vezes o post, publicação, foi exibido para os usuários. Sendo assim, a contagem das impressões está posta no compartilhamento e visibilidade de um conteúdo específico e geralmente com volumes numéricos maiores do que o alcance.
Importância das Métricas
A relevância de uma métrica a se seguir é posta mediante o conjunto entre o objetivo e o foco no público-alvo que melhor se adaptem aos seus negócios. As métricas, e a junção entre alcance e impressões, te darão bastante dados concretos de como o engajamento com as publicações estão funcionando ou não.
Para cada situação, o uso de alguma métrica te entregará respostas desejadas. Caso opte por alcançar novos públicos e atrair possíveis clientes, o melhor é cuidar da métrica de Alcance.
Agora, caso opte por melhorar o vínculo com o seu público já consolidado, o melhor é cuidar da métrica com o foco no aumento de impressões, fazendo com que o público tenha vários motivos e razões para continuar acessando suas publicações.
Funcionamento das principais redes sociais
Para compreender melhor como se dispõe os dados relativos das métricas, é importante saber como funciona a dinâmica das métricas nas maiores plataformas das redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
O Facebook segmenta a relação de alcance e de impressões em três subcategorias;
- Orgânico: tipo de usuário original que se relaciona com o conteúdo postado.
- Pago: tipo de usuário que visualizaram seu conteúdo por meio de Anúncios ou Ads.
- Viral: tipo de usuário que visualizaram seu post, compartilharam, comentaram por via de algum usuário em comum que divulgou o conteúdo.
A respeito do alcance pago, a entrega do conteúdo no Facebook, está atrelada a quantidade de dinheiro investido, por isso, quanto maior o valor, maior a entrega do Facebook.
Da mesma empresa, o Instagram opera as métricas de forma normal e não as subdividem em outras categorias como o Facebook faz.
O Twitter não apresenta os dados da métrica de alcance, mas mede e acompanha as impressões, sendo as impressões o que o usuário da plataforma visualiza nos tweets, apresentado no feed do usuário ou na aba de pesquisas.
Como melhorar as métricas de alcance e de impressões?
Com o entendimento de ambos os conceitos de Alcance, de Impressões, como também a suas diferenças particulares, torna-se bem mais fácil dinamizar e ampliar os conceitos.
- Use das Hashtags
Utilizar Hashtags é uma maneira muito eficaz de atrair novos públicos e ampliar seu alcance dentro da plataforma. É uma forma gratuita e que sua funcionalidade é baseada em palavras-chaves do qual fazem parte do universo de cada usuário ao buscar conteúdo.
- Conteúdo Pago
Por mais que o público orgânico seja a meta buscada, utilizar dos mecanismos pagos que oferecem as plataformas.
Com o conteúdo pago, é possível dinamizar a plataforma a seu favor como também ditar as características e especificações do público-alvo. Com essas características de público-alvo em mãos, é possível crescer em engajamentos nas publicações.
- Monitoramento das redes
Para além de investir com recursos dentro da plataforma, a questão de monitorar o andamento das métricas é fundamental para perceber se suas estratégias estão tendo retorno.
Para monitorar as publicações gratuitas e orgânicas, é importante se atentar para com a análise de pico de atividades que diz sobre data, hora que as publicações estejam fazendo efeito no feed dos usuários.
Para monitorar as publicações pagas é importante observar os gráficos e colher todas as informações disponíveis, de região, gênero, idade, entre outros.
- Investir em um conteúdo sólido de qualidade
Por mais que viralizar seja uma condição que muitos busquem por causa do impacto que isso causa nas redes sociais, não significa dizer que o público viral irá se manter ativo nas redes sociais do conteúdo publicado.
O objetivo do alcance e das impressões é o de solidificar o conteúdo entregue. Quanto melhor a qualidade dessas publicações, melhor para o público se manter interessado e fixo nas redes sociais, criando uma comunidade.
Portanto, saiba que se você tiver um conteúdo sólido do qual tenha um valor significativo, caso viralize, a repercussão será benéfica e se transformará se público viral para um público orgânico que irá permanecer fiel ao conteúdo.