A curadoria de conteúdo tem como objetivo, auxiliar nas estratégias de Marketing de Conteúdo. Com o intuito de contribuir com os valores da marca e aprimorar o relacionamento com o público.
Devido ao alto fluxo informativo, muitas coisas dispostas (principalmente nas redes sociais) requerem uma atenção redobrada para que não haja equívocos ou até mesmo, margem para disseminação de informação falsa. A curadoria é mais que essencial para o produtor de conteúdo que quer criar um vínculo honesto com seu público-alvo.
O que é a curadoria de conteúdo?
A função de curador é sobre a função de uma pessoa especializada em um determinado assunto e que irá buscar os mais diversos tipos de informações a respeito desse assunto e suas abrangências.
O curador de conteúdo, irá se debruçar sobre a pesquisa de informações a respeito de criação de conteúdo, relacionado a um produto específico, marca ou uma personalidade.
No universo da curadoria de conteúdo, o pesquisador terá a tarefa de buscar conteúdos dos mais variados tipos e segmentos: textos, manchetes, vídeos, áudios, entre outros.
Portanto, com o avanço do Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, a curadoria relacionada neste meio, se tornou algo fundamental e importante para empresas pensarem suas estratégias de marketing e qual a melhor forma de abordagem.
Por que se utilizar da curadoria de conteúdo?
A curadoria é importante para se obter respostas significativas e objetivas a respeito de um assunto.
Nas redes sociais, há um fluxo imenso de informações das quais se faz necessário pesquisar e separar entre o que é útil ou não para ser usado.
O propósito da curadoria com o Marketing Digital, é o de buscar dentro dos conteúdos selecionados, o melhor tipo de interação com o público devido o ambiente digital requerer uma demanda de produções como também uma rotina de entrega de conteúdo.
Como fazer uma curadoria de conteúdo
Para se iniciar a curadoria, é importante seguir certas etapas para realizar e conseguir tirar o maior proveito do processo.
- Primeira etapa é a de pesquisa, pesquisa de mercado, público, produtos, conteúdo informativo em diferentes segmentos e plataformas.
- A segunda etapa, é a de relacionar o pesquisado, o montante informativo coletado com as propostas da marca, propostas do conteúdo e de preferência aliado com o Marketing Digital.
- Por fim, etapa de divulgação do material e por quais meio de comunicação será divulgado o conteúdo pesquisado.
Você também pode seguir algumas dicas pontuais para facilitar o processo de curadoria em cada etapa.
- Fazer publicações em Blogs
- Publicar em canais variados
- Utilizar fontes confiáveis
- Dar crédito para as informações coletadas
- Analisar cada conteúdo
- Testar diferentes formatos de abordagem
- Utilizar ferramentas
Sobre as ferramentas, para além das redes sociais é importante pensar outras, como:
BuzzSumo
Site que ajuda na análise e filtro de conteúdo, facilitando os mecanismos de pesquisa.
Sendo sua funcionalidade principal, a de selecionar as palavras-chaves e pesquisá-las utilizando blacklinks e números de compartilhamentos em sites de notícia.
Social Mention
Tem o foco nas publicações dos blogs, microblogs e twitter. Tem o mesmo objetivo do BuzzSumo na questão de filtro de pesquisa.
Pocket
Pocket é uma plataforma para salvar arquivos que se encontra na web. Uma plataforma de armazenamento. Tem sua extensão atrelado ao Google Chrome.
Feedly
Ferramenta de organização do RSS. Os RSS são links e diretórios que levam as publicações para os sites mais recentes.
Sendo assim, utilizando o Feedly, você irá poder ler em primeira mão as notícias ou outros tipos de assuntos que desejar.
Tipos de curadoria
Para além de saber como usar as ferramentas, mencionadas anteriormente. É necessário compreender melhor os tipos de curadoria que se possam ter, para serem utilizadas da melhor forma possível nas variáveis situações que surgirem.
Curadoria em tempo real
Um tipo de curadoria que visa as redes sociais, blogs, páginas na web, com uma entrega rápida de conteúdo com informações instantâneas.
Tem o seu valor voltado para os assuntos mais comentados em um determinado momento, exemplo de rede social: Twitter. Em que há uma difusão muito rápida de tópicos e assuntos específicos.
Curadoria de conteúdo aprofundada
Diferente da curadoria em tempo real, esse tipo requer uma demanda de tempo maior, um nível de profundidade de pesquisa maior e é o formato mais popular quando se atrelado ao marketing digital.
O foco desse tipo de curadoria, está em difundir um assunto específico de modo a valorizar o conteúdo informativo com boas referências, boa qualidade e manter uma frequência de demanda para audiência. Exemplos como vídeos no YouTube de ciências ou conteúdo político.
Curadoria de conteúdo na educação
Utilizando-se de materiais complementares, variadas plataformas, digitais, físicas, ao aplicar este tipo de curadoria na educação, requer de o professor oferecer opiniões com embasamento científico e fontes confiáveis para pesquisa.
Esse tipo de curadoria está também presente em cursos EAD, por conta do vínculo digital, o cuidado informativo com o conteúdo deve ser bem trabalhado, e é possível encontrar esse tipo de curadoria educacional, atrelado ao sistema coorporativo, em que há um alinhamento entre valores, competências, metas da empresa que devem ser garantidas.
Portanto, para realizar uma boa curadoria, utilize de todas as ferramentas possíveis para buscar o melhor resultado como também inclua a forma que melhor se adapte com o formato do seu conteúdo. Alinhe público-alvo com o conteúdo pesquisado e sempre mantenha uma rotina de demanda que o público consiga acompanhar.