Muitos erros nas ações de marketing podem passar despercebidos para a maioria das pessoas, mas eles podem destruir completamente a estratégia, inviabilizando alcançar o objetivo definido inicialmente. Vamos combinar uma coisa, ninguém quer isso né?
As empresas, ou o próprio departamento de marketing, podem cometer esses erros por pura desinformação, falta de preparo ou até mesmo por uma consultoria ou assessoria equivocada. Esse tipo de erro não pode acontecer para não prejudicar a divulgação e alcance da empresa.
Por isso, hoje reunimos os principais erros nas ações de marketing que podem passar despercebidos pelas equipes de marketing e pelas empresas. Para cada erro comum, também tentamos dar a solução para que eles nunca mais aconteçam no seu negócio.
8 principais erros nas ações de marketing e como evitá-los
1 – Ausência de planejamento inicial
Parece simples, mas esse é um pecado muito cometido por aí. Sem um planejamento inicial, não existe estratégia para alcançar todos os objetivos almejados. Na verdade, sem esse primeiro passo, nem ao menos se sabe quais os objetivos a serem alcançados.
Para não sofrer com a ausência de um planejamento inicial, o primeiro passo na caminhada para o sucesso na divulgação da sua empresa nos canais online é justamente a criação de um Plano de Marketing Digital. Isso é, simplesmente, obrigatório.
2 – Não conhecer o público-alvo
Toda empresa precisa definir e conhecer sua persona. O seu público-alvo precisa estar muito bem delimitado, para ter o máximo de informações sobre ele e garantir o sucesso das suas ações. Para definir a sua persona, você precisa responder às seguintes perguntas:
- Qual a faixa etária?
- Qual o gênero?
- O que gosta de fazer no tempo livre?
- Quais as prioridades?
Quanto mais você conhecer a sua persona, melhor poderá direcionar suas ações de promoção e divulgação, maximizando as chances de conversão. Sem conhecer a sua persona, como faz para atingi-la?
3 – Ignorar a jornada do consumidor
Ignorar a Jornada do Consumidor é um dos maiores erros de marketing digital que faz com que suas campanhas não consigam extrair o máximo do retorno nos investimentos para a divulgação do seu negócio. Dito isso, a Jornada do Consumidor passa por três etapas distintas:
- Conhecimento: é a etapa em que o consumidor se dá conta que tem um problema e parte em busca de informações para resolvê-lo;
- Consideração: é quando o consumidor já conseguiu entender o problema e já possui algumas informações sobre os melhores caminhos para resolvê-lo;
- Decisão: é a etapa final onde o consumidor já identificou qual é a melhor solução para o seu problema e parte então para a decisão no sentido de resolver o seu problema.
Se você não compreende estes três estágios, não conseguirá gerar conteúdo que possa satisfazer às necessidades do público que você pretende atingir.
4 – Deixar o website desatualizado
O website deve ser encarado como o coração do negócio. As ações de marketing devem levar potenciais clientes para o ambiente virtual. No entanto, se o site estiver desatualizado, o público pode não encontrar as informações necessárias e, com isso, não caminhar no funil de vendas.
Tenha certeza que o seu ambiente virtual está atualizado, inclusive com controle de estoque, informações precisas e completas. Verifique também se não há erros que atrapalhem a navegação.
5 – Não aplicar as técnicas de SEO
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) visam colocar as páginas da empresa em destaque na busca orgânica do Google e demais buscadores. Elas são importantes porque quanto mais escaladas estiverem as páginas, mais cliques elas recebem e, portanto, mais visitantes.
Porém, se você não aplica essas técnicas, deixa de aproveitar as oportunidades. Se você não aplicar as técnicas de SEO, seu site não aparecerá nas melhores posições e, consequentemente, não receberá um bom público.
6 – Não atualizar as redes sociais do negócio
As redes sociais são essenciais para aumentar o conhecimento das marcas, apresentar os produtos e serviços, além de servir como um canal de comunicação e relacionamento entre a marca e o cliente. Se você não atualiza as redes, você não conquistará bons resultados com a plataforma.
7 – Esquecer a mensuração dos resultados
Se você não a mensura, não tem dados suficientes para embasar as decisões. Com isso, as estratégias podem não gerar os resultados esperados, pois serão embasadas em achismos e crenças.
Para não cometer essa falha nas ações de marketing, identifique os principais indicadores de desempenho das estratégias, crie um planejamento de mensuração e mantenha os índices sempre monitorados.
8 – Esquecer a produção de conteúdos
A desatenção com a produção de conteúdos é fatal. Acontece que o público se tornou bastante exigente e precisa de conhecimento para embasar suas compras. A geração de conteúdo aumenta o conhecimento do cliente sobre o produto ou serviço que ele visa adquirir.
No entanto, os conteúdos servem como estratégia de vendas também. Com eles, você mantém uma boa nutrição dos leads, mostra que a marca tem todo o conhecimento e capacidade para atender as demandas e coloca a empresa como uma referência.