E aí? Será que a sua empresa está preparada para a revolução digital que estamos passando? Afinal, o que você sabe sobre as novas plataformas e ferramentas digitais?
Como você provavelmente já sabe, as plataformas digitais são modelos de negócios que funcionam por meio de tecnologias.
Um ambiente online que tem como objetivo conectar quem produz a quem consome, permitindo uma relação de troca, muito além da simples compra e venda como geralmente estamos acostumados.
E além do foco no trabalho, tais plataformas e ferramentas digitais podem ser usadas para trabalho, lazer e entretenimento.
Podemos dizer que as plataformas digitais chegaram com tudo para facilitar a comunicação e estreitar os laços comerciais, sociais e profissionais entre os seres humanos.
Tendo isso em mente, não fica difícil entendermos a importância dessas plataformas e ferramentas em nossas estratégias. Não é verdade?
Aproveite e descubra tudo sobre elas neste artigo que preparamos sobre o assunto.
Vamos lá?
Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:
- O que são essas plataformas e ferramentas digitais?
- As 7 principais ferramentas e plataformas digitais para quem está começando a investir em Marketing Digital.
O que são essas plataformas e ferramentas digitais?
Se você ainda está na dúvida sobre o que exatamente são essas plataformas e ferramentas digitais, saiba que nós as utilizamos para quase tudo atualmente.
As plataformas digitais, assim como as ferramentas digitais são um modelo de negócio que permite conexão entre produtores e consumidores, para que eles se conectem a esse ambiente e interajam entre si, buscando criar algum valor de troca.
Por meio das plataformas digitais é possível hoje, por exemplo, realizar tarefas do dia a dia, como pagar contas, comprar produtos e realizar campanhas de marketing.
Porém, com tantas opções no mercado, fica um pouco difícil decidir por quais são realmente as melhores opções.
Pensando nisso, e para ajudar todos aqueles que estão começando, neste artigo criamos uma lista e selecionamos as principais plataformas digitais que você deve conhecer e implementar em suas campanhas.
Conheça o nosso dicionário básico de Marketing Digital.
Conheça agora quais são as 7 principais plataformas e ferramentas digitais para quem está começando a investir em marketing digital:
As 7 principais ferramentas e plataformas digitais para quem está começando a investir em Marketing Digital
1. Google Analytics
A primeira ferramenta da nossa lista é o Google Analytics.
E não poderia ser diferente, afinal, essa é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente.
E caso você ainda não conheça ou mesmo tenha dúvidas, saiba que o Google Analytics é uma ferramenta proprietária da Google que monitora e analisa todo o tipo de tráfego que um site recebe.
Trata-se de uma ferramenta gratuita, que pode ser instalado em qualquer domínio e mostra informações detalhadas sobre o comportamento dos visitantes em uma página específica.
Com essa ferramenta você poderá entender melhor como os usuários que acessam uma página estão consumindo certos tipos de conteúdos.
O que pode ser feito através da compreensão de algumas métricas principais, como URLs mais visitadas, tempo de sessão, taxa de cliques e taxa de rejeição.
Basicamente, utilizar o Google Analytics no seu site significa que você vai poder criar páginas de conteúdos e campanhas de e-mails que convertem mais.
Será com a resposta dos resultados dos cliques dos acessos que você poderá visualizar, com mais precisão, o que está, de fato, funcionando ou não no seu site.
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2. Google Search Console
O Google Search Console é uma das melhores ferramentas de SEO disponíveis e também uma das mais negligenciadas.
Antes conhecida como ferramentas para webmasters, o Console de Pesquisa do Google é uma coleção de ferramentas para ajudar a garantir que seu site seja saudável e amigável ao Google.
Porém, essa ferramenta faz muito mais do que isso.
Isso porque ela não apenas te ajuda a diagnosticar quaisquer problemas técnicos de SEO, como também pode te ajuda a compreender as suas páginas mais populares, ver onde está a classificar e ajudá-lo a aumentar o seu tráfego orgânico.
Assim como o Google Analytics, o Google Search Console (ou GSC) é completamente gratuito e qualquer site, independentemente da plataforma em que está construído, pode usá-lo.
Claro, para tirar o máximo proveito dele, você precisa configurá-lo corretamente, entender o que as métricas significam e saber como acessar seus recursos.
Por isso, recomendamos que estude bem a ferramenta.
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3. Asana
O Asana é uma das melhores ferramentas de gestão de projetos atualmente. E nós usamos ela..
É considerada por muitos especialistas como a ferramenta ideal para organizar estratégias e se comunicar com toda a equipe.
E caso você ainda não conheça muto bem, trata-se de uma ferramenta de gestão de projetos que se concentra em: otimizar a organização dos trabalhos em equipe, facilitar a comunicação, aumentar a produtividade de todo o time.
Nesse caso, entre seus recursos, a ferramenta oferece:
- Listas de tarefas com diferentes formas de visualização
- Chat colaborativo
- Exibição das estatísticas do progresso do projeto
- Criação de macros.
Podemos dizer que sua interface é uma grande diferencial, pois acompanha cada afazer em função do tempo, possibilitando uma navegação pelas atividades de cada participante através dos dias da semana.
Assim como a grande maioria das ferramentas do mercado, a versão básica é gratuita, mas existem planos pagos com mais vantagens (Premium, Business e Enterprise).
4. Hotjar
Como você provavelmente já sabe, monitorar as interações dos usuários com todos os elementos da página é essencial para melhorar a experiência do usuário de um site.
E hoje você pode contar cm a Hotjar
A Hotjar é uma ferramenta que oferece um pacote completo para mapear a jornada do consumidor dentro do site:
Heatmaps
Essa função mostra por onde os visitantes passaram o mouse na tela.
Clickmaps
Essa função indica as áreas onde os visitantes mais clicaram em seu site.
Scrollmaps
Mostra a profundidade de rolagem do mouse dentro de uma página;
Visitor Recordings
Essa função grava a sessão do usuário em vídeo acompanhando o movimento do mouse e cliques.
Feeback Poll
Mostra enquetes com perguntas sobre o conteúdo e pesquisas de satisfação como por exemplo NPS (Net Promoter Score).
Test User
Essa função seleciona usuários para realizar testes de experiência e design.
Ter acesso à essas informações te permitirá priorizar mudanças de layout, otimizar as taxas de conversão, criar experimentos, melhorar os CTAs (call-to-action) dentre muitas outras ações e estratégias.
5. HubSpot
A HubSpot é uma grande plataforma de Marketing de Conteúdo que se consolidou ainda mais no mercado ultimamente.
E caso você ainda não conheça, a sua principal característica é a riqueza de informações.
A plataforma permite e mostra, por exemplo, possíveis fluxos de clientes e permite a criação de bancos de dados de contatos.
A Hubspot também se destaca por se adaptar às necessidades de cada cliente, uma vez que o usuário pode configurar e definir as funcionalidades que deseja.
E além disso, a plataforma também oferece, assim como as ferramentas anteriores, alguns de seus serviços gratuitamente.
6. Coobis
Plataforma dá uma grande visibilidade ao conteúdo e oferece seus serviços tanto a editores como a anunciantes, a Coobis, entre muitas outras funções, ajuda a encontrar os influenciadores ideais para cada marca, bem como uma linha de conteúdo coerente e personalizada.
Além disso, e ao mesmo tempo, permite que anunciantes e influenciadores possam se conectar com as marcas que se adaptam ao seu tom de voz e à maneira de se comunicar nas mídias sociais.
7. Hootsuite
Por último, mas não menos importante, recomendamos a ferramenta Hootsuite.
A Hootsuite também é uma ferramenta gratuita que funciona totalmente na nuvem!
Um dos seus maiores benefícios é que ela é integrada com diversas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Foursquare, entre outras) e é uma das mais famosas.
Você poderá encontrar tanto a versão gratuita como a paga e, apesar de o seu plano gratuito permitir no máximo 3 redes sociais, ainda assim é uma excelente ferramenta.
A versão paga traz outras funcionalidades, por exemplo, na versão paga é possível acompanhar o analytics das suas postagens, criar URLs customizadas e fazer postagens a partir de geo-targeting.
E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?
Como você pode perceber durante a leitura do artigo, as plataformas e ferramentas digitais são partes fundamentais das estratégias de Marketing Digital.
Tais plataformas e ferramentas surgiram como uma tendência mais sustentável, econômica e promissora.
Avaliando todos esses benefícios, talvez você agora esteja se perguntando, afinal, qual a melhor plataforma e ferramenta? Ou mesmo quais plataformas escolher?
Bom, essa é uma pergunta bastante complexa de se responder, afinal cada uma delas terá seus prós e contras.
A nossa recomendação é que você coloque na ponta do lápis o custo-benefício de cada uma delas, avaliando o que de melhor elas podem lhe trazer.
E claro, se precisar de ajuda nessa escolha ou mesmo no gerenciamento, conte com a gente!
Podemos colaborar e te ajudar para que sua estratégia tenha o sucesso esperado.
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