Como fazer um investimento de mídia?

Como fazer um investimento de mídia para pequenos e médios empresários

b300, 14 de maio de 2020

Investir em mídias sociais é hoje uma das principais estratégias que você pode fazer dentro do marketing digital com o objetivo de alavancar seus negócios. 

Como você provavelmente já sabe, uma empresa que não está nesse momento, presente em alguma mídia social, é praticamente invisível no mercado.

Porém, infelizmente, quando se fala em investimentos em mídias ou no marketing digital em geral, muitas empresas, tanto grandes como pequenas, ainda hoje encaram a destinação de recursos para essa finalidade como um gasto. 

O que tem se mostrado um grande erro, pois com uma estratégia sólida, com metas bem definidas, essa se torna uma ferramenta essencial para fortalecer a marca e atrair novos clientes para qualquer negócio.

Além, é claro, de ajudar na fidelização dos clientes atuais. Nesse caso, o que muitos empresários precisam é entender como fazer o investimento correto nessas mídias. 

E para entender como fazer esse investimento de uma forma eficiente e produtiva, basta acompanhar a leitura desse artigo até o final. 

Vamos lá? 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

Entenda porque investir em mídia sociais é vantajoso para os negócios

Investimento em mídias sociais: entenda qual é o valor ideal

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Entenda porque investir em mídia sociais é vantajoso para os negócios

Investir em mídias sociais é uma boa opção para os negócios porque cria oportunidades para que eles se promovam para além do público já cativado. 

Por exemplo, sempre que falamos em presença online, geralmente a primeira pergunta que surge é “como é seu site?”, seguida de perto por “vocês estão nas mídias sociais?”

Por isso, é inegável a importância desses dois canais em um plano de marketing digital.

A mídia social, hoje, é o caminho para se chegar à novas pessoas e torná-las clientes. 

E, depois, também, se relacionar com eles até o ponto de torná-los fiéis ao seu negócio.

Por isso, podemos afirmar que colocar parte do orçamento do negócio para estratégias em mídias sociais é fundamental para garantir sua continuidade e crescimento em longo prazo.

Porém, a maior dúvida que surge para a maioria dos empreendedores é como chegar ao valor ideal que deve ser destinado para as mídias e o marketing digital como um todo. 

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Entenda agora como chegar ao valor ideal de investimento em mídias sociais:

Investimento em mídias sociais: Entenda qual é o valor ideal

Mesmo que essa seja uma das maiores dúvidas, é importante frisar que não temos uma resposta exata para essa pergunta. 

E isso acontece porque inicialmente precisamos levar em consideração diversos fatores como o tamanho da empresa, os objetivos listados no planejamento e o saldo disponível em caixa.

É preciso antes, também, conhecer o quanto você está disposto a investir no marketing digital como um todo e o quanto você pretende ter de retorno.

Nesse caso, para determinar isso, pode ser útil saber o que seus concorrentes e outras empresas do setor fazem em geral.

Além disso, para estratégias de marketing digital, em geral, os investimentos em mídia devem ser calculados em função do ROI (Return On Investment ou, em português, retorno sobre o investimento), uma métrica utilizada para entender quais resultados foram consequência direta de uma determinada iniciativa.

Porém, calcular o ROI só é possível com algumas informações que obtemos depois de fazer o investimento. 

O que geralmente não é útil, em um primeiro momento, para definir o orçamento de mídia. 

Agora, caso você já tenha experiência com a compra de espaço publicitário, todavia, terá uma noção do ROI e poderá utilizar essa métrica em suas próximas decisões.

Porém, caso essa seja a primeira vez que você está investindo em mídia, você deve considerar dados como os obtidos em seu Google Analytics, por exemplo, para calcular um provável ROI. 

Nesse caso, as taxas de conversão e tickets médios são bons indicativos de quanto um negócio deve investir em promoção.

Aí sim, pensando em faturamento e nessa duas variáveis, é possível projetar um objetivo, ou seja, definir o quanto se quer aumentar esse faturamento com uma compra de mídia. 

Porém, é importante ressaltar que nem sempre um ROI positivo é o melhor indicador de que uma compra de mídia será boa para o empreendimento.

Até porque se a campanha de marketing não for bem executada, é improvável que esse número projetado (ou baseado no histórico, no caso das informações de ROI acumuladas em campanhas anteriores) se prove verdadeiro.

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E aí? O que achou do artigo?

Viu porque uma empresa deve ficar atenta ao investimento em mídia e fazê-lo sempre da forma mais eficaz?

Nesse artigo você pode entender um pouco mais como fazer um investimento de mídia para pequenos e médios empresários. 

E, como você pôde perceber durante a leitura desse artigo, o marketing digital não deve ser encarado como algo apenas para “quem tem dinheiro”. 

Pelo contrário, todas as empresas, em maior ou menor escala, precisam buscar meios de fortalecer a marca por meio do investimento em mídias.

E agora que você já sabe como fazer um plano de marketing digital é hora de começar a elaborar o investimento no seu negócio. 

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