Não surpreende que o Google Ads seja uma das primeiras integrações que o Google está oferecendo como parte do GA4. Foi o sucesso do Google Ads que impulsionou a criação do Analytics e as enormes quantidades de receita de publicidade que ele cria é o motivo pelo qual o Analytics é gratuito.
Quer saber como usufruir dessa nova integração? A gente te explica!
Na página principal do administrador de sua conta do GA4, no final da lista de propriedades, você encontra o Google Ads Linking na seção Product Linking. Clique no botão Vincular.
Isso deve levá-lo para a tela de configuração do Link.
Passo 1
Escolha a conta do Google Ads à qual você deseja vincular. Para isso, você deve ter as permissões corretas tanto na conta do Google Ads quanto na sua conta do Analytics.
Clique no link Escolher conta do Google Ads para selecionar a conta. Você verá uma lista de todas as contas para as quais você tem permissões de gerenciar. Basta marcar o que você deseja adicionar e clicar em Confirmar. Agora a conta vinculada deve ser vista na tela de configuração.
Clique em Avançar.
Passo 2
Agora você pode optar por ativar a publicidade personalizada e a codificação automática. Tome cuidado com a publicidade personalizada em países compatíveis com GDPR, pois pode não ser permitida. A marcação automática é a opção recomendada para a maioria dos usuários.
Depois de definir esses recursos, clique em Avançar.
Passo 3
Aqui você tem a chance de fazer uma revisão final de sua configuração. Se estiver satisfeito, clique em Enviar e você verá a confirmação de que seu link foi criado. Retorne à lista de propriedades para ver os detalhes de configuração do link.
Seus novos relatórios
Embora você ainda não encontre novos relatórios relacionados ao Google Ads na sua conta do GA4, é possível dar uma olhadinha em sua conta do Universal Analytics e ver como esses relatórios podem ficar se forem adicionados ao GA4 no futuro.
Na página de vinculação do Google Ads, você poderá ver todas as contas que adicionou.
No menu lateral, vá para Relatórios de aquisição e você verá que tem uma seção totalmente nova para o Google Ads com muitos relatórios interessantes.
Relatórios de contas
Em Contas, por exemplo, você pode ver qual conta está direcionando o seu tráfego. Se o seu comércio eletrônico estiver ativado, você poderá até descobrir o retorno do investimento ou o retorno dos gastos com anúncios.
Essa é a coisa mais próxima que você tem de um relatório de ciclo fechado no Google Analytics porque mostra quanto você gastou e quanto ganhou.
Os relatórios de palavras-chave e consultas de pesquisa podem fornecer alguns dados muito interessantes.
Vincular o Google Ads ao Analytics oferece mais benefícios para você em termos das opções que ele oferece no Google Ads e também na sua conta do GA3 Analytics.
Até o momento, os benefícios do GA4 ainda não são muito evidentes, mas esperamos que isso mude em breve.