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Dados demográficos do consumidor – O que são e como usá-los ao seu favor

por _zadmin | abr 5, 2022 | Marketing | 0 Comentários

Para conseguir vender com eficiência e traçar estratégias eficientes, é preciso conhecer muito bem o seu público alvo. Entender quem está do outro lado, a pessoa que recebe sua mensagem, é importante para conseguir aumentar seu catálogo de clientes e, consequentemente, vender mais. 

Para entender o seu cliente, ter domínio completo sobre o seu público alvo, é preciso entender o que são os dados demográficos do consumidor. 

O que são os dados demográficos do consumidor?

Os dados demográficos podem ser definidos como informações e estatísticas que segmentam uma população de um país, estado ou cidade a partir de diferentes características. 

Os dados demográficos são, na maioria das vezes, usados por governos e instituições que querem estudar mais sobre a sua comunidade. Essas informações são coletadas em um processo conhecido como censo.

São coletadas as mais diversas informações das pessoas, desde o nome da pessoa até mesmo a sua ocupação, salário e gastos mensais. São informações básicas e simples, mas importantes para a criação de políticas públicas. 

O objetivo final é entender as características e dinâmicas de uma população específica. Enfim, as informações coletadas podem variar, mas geralmente seguem um padrão. Na maioria das vezes, são:

  • Nome;
  • sobrenome;
  • idade;
  • sexo;
  • orientação sexual;
  • estado civil;
  • lugar de nascimento e/ou nacionalidade;
  • residência atual;
  • grau de alfabetização e outras características educacionais;
  • ocupação e demais informações econômicas.

Apesar dos dados demográficos terem origem estatal, já faz um tempo que ele também está sendo usado na iniciativa privada, como forma de entender seus clientes, ou seja, o público alvo. Nesse caso, o nome é dados demográficos do consumidor. 

Mas se você decidir fazer uma pesquisa de dados demográficos do consumidor, como você sabe quem deverão ser as pessoas que você vai entrevistar?

Quem pesquisar?

Decidir quem são as pessoas que vão ser pesquisadas para a sua empresa precisa ser baseado no tópico principal da própria pesquisa, ou o problema de pesquisa. Sobretudo, lembre-se que decisões claras determinam exatamente quem receberá a pesquisa.

Em resumo, a pesquisa vai qualificar os respondentes a partir do seu perfil demográfico. 

Exemplos de perguntas para o perfil demográfico

As perguntas de perfil demográfico são aquelas que mostram quem é a pessoa que responde a pesquisa. As alternativas de resposta devem contemplar todos os cenários possíveis para explicar as características demográficas primárias de quem vai responder à pergunta. 

Veja alguns exemplos:

Qual é a sua idade?

  • Menos de 18 anos
  • De 18 a 29 anos
  • De 30 a 49 anos
  • 50 anos ou mais

Qual o seu estado civil?

  • Solteiro(a)
  • Casado(a)
  • Separado/Divorciado(a)
  • Viúvo(a)
  • Outro

Onde você mora atualmente?

  • Capital
  • Região Metropolitana
  • Interior do estado

Como você mora atualmente? 

  • Sozinho
  • Com pais e/ou parentes
  • Com cônjuge e/ou filhos
  • Com outras pessoas 

Análise dos dados

Uma vez que os dados da pesquisa são coletados, os dados podem ser divididos em vários grupos de dados com base nas informações demográficas coletadas na pesquisa. 

Ao fazer a análise de dados da pesquisa, é possível entender se o índice de satisfação é mais alto entre homens ou mulheres, entre mais jovens ou mais velhos, ou de acordo com qualquer outro critério demográfico do respondente.

Colete sempre os dados de perfil demográfico e experimente utilizá-los para identificar padrões dentro do seu público-alvo. Assim será possível tirar o máximo de informação dos dados da sua pesquisa.

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