TikTok é um aplicativo criado na China, em 2016, pela Bytedance. Uma plataforma voltada para o público entre 12 a 16 anos, que consiste em disseminar vídeos curtos de duração de 1 minuto. Porém, o TikTok vem ganhando cada vez mais espaço no universo adulto, com novos formatos e maneiras diferenciados de se comunicar com o público.
Não faz muito tempo que a marca de usuários do aplicativo bateu o incrível número de 1 Bilhão de usuários ativos, sendo o mais baixado em 2020 e 2021, o Brasil é o segundo país que mais utiliza o app.
Sendo assim, o TikTok é uma plataforma bastante viável para criar conteúdo e anunciar produtos, divulgar pessoas e marcas. Um recurso que iremos explorar é o TikTok Ads que permite fazer seus anúncios dentro da plataforma.
TikTok Ads
TikTok Ads é a ferramenta de anúncio do TikTok e apresenta, para além de vídeos publicitários, o formato em banner. As funcionalidades do Ads do TikTok são a de permitir configuração de público, segmento e também comportamento do público. Uma vantagem, é a de que não há como o usuário pular os Ads patrocinados.
O recurso do TikTok Ads, utiliza da inteligência artificial, o algoritmo, para buscar os anúncios que cada público considera mais relevante, fruto da própria interação do usuário com a plataforma.
Como funciona o TikTok
O TikTok funciona basicamente como um aplicativo focado em edição de vídeo. Gravar, editar, publicar e compartilhar vídeos, tornaram- se mais fáceis e práticos com os recursos da plataforma, superando até mesmo o Instagram.
Os vídeos que aparecem no app, são moldados de acordo com os gostos do usuário. O formato é curto, de fácil entendimento e a maior parte do conteúdo gira em torno do entretenimento, entre: danças, vídeos de humor, histórias pessoais, entre outros. É por meio da facilidade do conteúdo que acaba atraindo uma grande quantidade de público.
A opção em vídeo do app, vem de uma pesquisa realizada pela “State of Video Marketing” que revela:
- 96% utilizam de vídeos explicativos sobre algum produto
- 84% das pessoas dizem ter sido convencidas a adquirir um produto por causa de algum vídeo explicativo
- A média de consumo de vídeo, chega em até 18h por semana
Passo a Passo do TikTok Ads
- Acesse o site do TikTok Ads, crie e registre sua conta e preencha os campos de e-mail e senha.
- Insira detalhes da sua região e registre.
- Configure as informações pedida no Gerenciador de Anúncio.
- Escolha os modos de anúncios entre simplificado ou completo.
- No Gerenciador de Anúncio, crie sua campanha nas categorias, Awareness, Consideração e Conversão.
- Defina configurações do seu anúncio para o tipo de plataforma.
- Defina posicionamento do anúncio e escolha se o usuário poderá comentar no anúncio.
- Defina o tipo de anúncio dinâmico ou não.
- Selecione a região do anúncio.
- Defina o orçamento da campanha.
- Nesta etapa, defina o nome do anúncio e vincule a sua conta.
- Por fim, faça a descrição do anúncio e dispare na opção “submit”.
Tipos de orçamento para o TikTok Ads
Depois de estruturada a campanha, é importante pensar na estratégia de escolha do orçamento, pois a plataforma oferece o Orçamento Diário e o Orçamento Vitalício.
Orçamento diário
Da mesma forma como funciona o impulsionamento em outras plataformas, o TikTok Ads você escolhe o valor desejado para abastecer sua campanha. Neste tipo de orçamento, você dono da campanha, define o valor máximo que a plataforma irá gastar, sendo que a plataforma nunca irá ultrapassar este limite.
Orçamento vitalício
Neste tipo de orçamento, o usuário que criou a campanha irá decidir quanto vai gastar por todo o período de duração do anúncio. Utilizando esse tipo de orçamento, o TikTok Ads, irá determinar os melhores dias e horários para disseminar o anúncio.
Sendo assim, a quantia diária pode sofrer variações, porém nunca excederá o montante total investido para campanha. Caso o valor total seja de R$400,00 o anúncio não irá exceder esse valor, mas o valor unitário diário pode sofrer variações.
Algumas dicas para conquistar público
O fundamental é essencial e bastante observado na plataforma do TikTok, é a criatividade e inovação. Não é necessário muito recurso para fazer um vídeo que gere interação e boa recepção com o público. Mesmo assim, aqui vai algumas dicas.
- Posicione o foco do assunto no meio da tela, para chamar atenção dos usuários e não desfocar junto as bordas laterais
- Tente fazer upload do vídeo com a melhor resolução possível
- Cautela com o idioma proposto, muitos anúncios bloqueiam conteúdo estrangeiro dependendo da região em que se encontra.
Portanto, saiba que o TikTok Ads para seus anúncios, sua marca, seus produtos ou até mesmo seus serviços é uma ferramenta bastante útil para potencializar sua relação com o público é bastante aceita em nosso país.