Nos últimos anos, o e-commerce vem crescendo exponencialmente, mas sua subida ficou ainda mais vertiginosa desde 2020, devido à pandemia global de coronavírus.
Isso ocorreu, especialmente, por que as pessoas tiveram sua locomoção limitada, devido ao isolamento social e ao lockdown. Consequentemente, as compras pela internet se tornaram uma prioridade.
Um estudo publicado pela eMarketer, feito em 2020, mostra que as vendas do comércio eletrônico no varejo em todo o mundo cresceram 16,5%.
Alguns especialistas afirmam que devido à desaceleração substancial em dois grandes mercados, a China e a Índia, podemos esperar uma queda nas vendas mundiais em relação às vendas em alguns mercados nacionais individuais como Alemanha e Reino Unido, que podem aumentar como nunca antes.
Alguns mercados nichados, como produtos para bebês, alimentos e bebidas tiveram um aumento de 237% e 20%, respectivamente. Enquanto outros mercados, como vestuário, joias e eletrônicos, não obtiveram bons resultados.
Essa disparidade pode ser explicada por vários motivos, como a situação econômica de alguns países durante a crise e as mudanças nos padrões de compra.
Olga Bartinick, diretora administrativa do Barclays Accelerator, explicou que há uma mudança clara na forma como as pessoas estão dispostas a gastar seu dinheiro. Tudo se resume a como seu produto é percebido pelo seu público e como você está posicionando sua marca em tempos como esses.
Hacking de crescimento
Mas como preparar seu e-commerce para o que vem agora, em um mundo pós-coronavírus? Como seguir essas tendências para alcançar um crescimento sustentável?
Para parar de depender do marketing pago para atrair tráfego, a mudança para uma metodologia tornou-se obrigatória para empresas de comércio eletrônico de alto desempenho, dispostas a aprender mais rápido do que seus concorrentes e usar esse aprendizado para crescer mais rápido.
A metodologia do hacking de crescimento, ou simplesmente growth hacking, cunhada por Sean Ellis, trata da criação de uma cultura de experimentação em ritmo acelerado, onde as equipes de crescimento estão continuamente testando, analisando e aprendendo novas maneiras de expandir seus negócios.
Para Sawaram Suthar, CMO da Acquire, o hacking de crescimento é uma combinação de intuição, análise e inovação para obter os melhores resultados possíveis no menor tempo possível.
Ele ajuda você a lançar o hype em torno de “hacks” e se concentrar em alcançar o que mais importa: crescimento.
Um dos exemplos mais famosos é a Amazon, conhecida por combinar múltiplas estratégias, tanto de marketing quanto de crescimento, incluindo SEO, SEM, PR, conteúdo, indicação, convite, etc.
Tendo uma cultura de crescimento bem definida, a Amazon experimentou um aumento nas vendas de e-commerce, prazos de entrega mais lentos em vários mercados e maiores ações para seus varejistas.
Como as equipes do comércio eletrônico estão se saindo?
A Comunidade GrowthHackers coleta dados de milhares de profissionais de crescimento do e-commerce em todo o mundo, anualmente, para obter insights sobre estrutura de equipe, taxa de sucesso, definição de estratégia e muito mais.
Os resultados da última pesquisa apontam que:
- O e-commerce tem como principal desafio de crescimento a coleta de dados para análise de resultados e realização de experimentos. No final, é com base em dados que você pode descobrir as necessidades do seu público-alvo, e quais métricas você deve observar. Outros desafios enfrentados são criar ideias de crescimento, gerenciar o próprio processo e gerar relatórios.
- Os experimentos são o combustível de qualquer equipe. Enquanto a maioria das equipes de comércio eletrônico que responderam à pesquisa declararam realizar menos de 10 experimentos por mês, quase 30% dos entrevistados estão executando mais de 10 experimentos no mesmo período. Quanto mais testes você executa, mais você aprende sobre novas táticas para expandir seus negócios.
- Quando questionados sobre o sucesso desses experimentos, 33% disseram que menos de 25% deles tiveram sucesso, para 37% a taxa de sucesso está entre 25% e 75%, e 11% disseram que 100% de seus experimentos foram bem sucedidos. Uma análise mais aprofundada mostrou que, entre outras coisas, o alcance de metas gerais pelas empresas é causado por equipes de crescimento que focam na alavanca de retenção de crescimento, usam ferramentas de comportamento e têm pessoas com ciência de dados na equipe.
- 89% disseram que o marketing está envolvido no time de crescimento, enquanto apenas 30% têm um cientista de dados compondo o time dos sonhos. Seguindo o mesmo padrão, quando questionados sobre as ferramentas de crescimento mais utilizadas, 59% deles disseram que utilizam ferramentas de Automação de Marketing (Salesforce, Hubspot, Marketo, outras), e 33% utilizam o Customer Experience Analytics (Hotjar, Fullstory, CrazyEgg , outros).