Como começar a investir em marketing para academias

Como começar a investir em marketing para academias

b300, 15 de julho de 2020

Segundo as pesquisas mais recentes, o Brasil é o segundo país no mundo em número de academias, estando atrás apenas dos Estados Unidos.

Para que você possa ter uma ideia mais clara disso, atualmente, no Brasil são 9,6 milhões de clientes, o que representam 4,6% da população.

Porém, devido à alta concorrência, conseguir novos clientes, ou mesmo fidelizá-los é um dos principais desafios que um gestor precisa enfrentar.

Se você já possui uma academia, ou mesmo, um espaço fitness sabe o quanto que atrair clientes é complicado e exige hoje um pouco mais de esforço.

Por isso, investir no marketing para a sua academia é essencial para quem não quer ficar para trás e quer se manter firme no mercado.

E se nesse momento você procura por ideias e dicas para ter sucesso nas suas estratégias de marketing da sua academia, basta acompanhar a leitura desse artigo até o final.

Conheça as principais dicas de Marketing Digital para empreendedores.

Vamos lá? 

Neste artigo, iremos te mostrar como sua academia pode usar o Marketing Digital para adquirir e fidelizar mais clientes.

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • Afinal, como o Marketing Digital pode fazer a diferença na aquisição de clientes em academias?
  • Marketing para Academias – A importância do planejamento e das estratégias de Marketing Digital

Afinal, como o Marketing Digital pode fazer a diferença na aquisição de clientes em academias?

E aí? O que seu estabelecimento anda fazendo para atrair e fidelizar mais clientes? Sua academia já tem um blog? Manda e-mails com dicas de saúde para as pessoas que foram conhecer e não se matricularam? Existe alguma estratégia de e-mail marketing?

Como foi falado no início do artigo, a cada dia, sentimos um aumento da preocupação das pessoas com a saúde, bem-estar, e claro, boa forma.

E pensando nessa tendência de mercado, criar estratégias de marketing digital para academias é a fórmula certa para conquistar clientes e ampliar a taxa de fidelização de seus alunos.

Porém, para que suas ações de marketing realmente funcionem e tragam alunos, não é suficiente apenas ter milhares visitas por mês no seu site ou curtidas em sua página do Facebook.

Saiba que de nada adianta, caso a sua empresa não consiga seguir uma estratégia correta e eficiente.

Porém, não se preocupe, pois vamos te ajudar.

Como pequenos empresários podem fazer um investimento de mídia? Saiba aqui.

Conheça agora algumas dicas e estratégias de Marketing Digital que você poderá aplicar na sua academia:

Marketing para Academias – A importância do planejamento e das estratégias de Marketing Digital

Podemos dizer que um marketing sem planejamento é como entrar em uma academia sem saber o seu objetivo ali dentro e os exercícios que precisa fazer, ou seja, tem tudo para dar errado, não é verdade?

O Planejamento é essencial para qualquer negócio, e para academias não seria diferente.

Portanto, a nossa primeira dica é que você dê muito valor ao seu planejamento.

O planejamento deve antecipar todos ou, pelo menos, os principais pontos para executar suas estratégias de marketing.

Nesse caso, entre esses pontos, podemos destacar os principais:

Faça uma análise do ambiente

Bom, o primeiro passo que você deverá dar antes de começar a aplicar as estratégias de marketing na sua academia é fazer uma análise do ambiente.

Nesse momento, você deve parar e avaliar os pontos fortes e fracos do seu negócio, as oportunidades e ameaças, os concorrentes e tudo que puder influenciar no funcionamento da academia.

Defina os objetivos e Metas

O próximo passo que você deverá dar é definir os seus objetivos e metas.

Trata-se de uma etapa fundamental e que, muitas vezes, acaba sendo negligenciada.

Nesse momento, você deve pensar em quais são os seus reais objetivos:  captar 300 novos alunos em um ano e reduzir a taxa de turnovers (cancelamentos) para 2 clientes por mês, por exemplo.

Crie e defina suas Personas

Podemos dizer que esse é um dos indicadores mais essenciais de qualquer estratégia de Marketing Digital.

Isso porque para você conseguir entregar uma comunicação efetiva aos seus potenciais clientes, é preciso saber quem são eles. Não é verdade?

Aqui também é importante frisarmos que não estamos falando de informações limitadas, como apenas idade, gênero e situação financeira.

Pelo contrário, é preciso considerar muito mais informações além do básico.

Nesse caso, você deve procurar entender qual é o estilo de vida dessas pessoas que você quer atrair, quais lojas elas gostam de comprar, quais lugares elas frequentam, seus hobbies e, um dos pontos fundamentais, quais são os principais desafios que elas têm.

Defina quais canais vão ser trabalhados

Bom, além dos blogs, não dá para descartar as mídias sociais de uma estratégia de marketing digital.

Trabalhar as mídias sociais é parte essencial é qualquer estratégia de marketing digital.

Essas mídias são ideais para se aproximar dos potenciais e atuais alunos e desenvolver um bom relacionamento com eles.

Nesse caso, para saber quais são as melhores mídias para academia, basta consultar os perfis de suas personas.

Seus hábitos de consumo de informação poderão, por exemplo, revelar esse tipo de informação.

Mas basicamente, esse mercado fitness costuma gerar um alto engajamento no Instagram, Facebook, YouTube, Snapchat e outras plataformas mais visuais, por exemplo.

O recomendado é que você escolha um tema e foque nele.

Não tente, por exemplo, falar sobre todos os benefícios que você tem sob o risco de muitas informações confundirem seu cliente.

Vem conhecer o nosso dicionário básico de Marketing Digital.

Acompanhe os indicadores de desempenho

Por último, mas não menos importante, acompanhar os indicadores de desempenho é tão fundamental para qualquer estratégia de Marketing Digital.

Trata-se de um outro detalhe que também muitas vezes é desconsiderado.

E aqui quando falamos de acompanhar os Indicadores de desempenho nos referimos aos KPIs e as métricas usadas para monitorar os resultados de suas campanhas.

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?  

Neste artigo você pode perceber que apesar do Brasil ser um dos países como um maior número de academias, devido à concorrência, conseguir novos clientes, ou mesmo fidelizá-los é um dos principais desafios que um gestor precisa enfrentar.

E é exatamente por isso que investir no marketing para academia é essencial para quem não quer ficar para trás e quer se manter firme.

Felizmente, com as ideias e dicas que foram passadas neste artigo você poderá ter muito mais sucesso nas suas estratégias de marketing.

Agora você poderá utilizar o Marketing Digital para adquirir e fidelizar ainda mais clientes.

Porém, é claro, aqui precisamos frisar que a aplicação dessas estratégias não acontece de um dia para o outro.

Pelo contrário, exige trabalho, conhecimento, experiência e muita criatividade para transformar as ações de branding em resultados.

E se você precisa de ajuda nesse processo, temos o maior prazer em te ajudar.

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