O que é Identidade visual de uma empresa

Identidade visual de uma empresa

b300, 17 de agosto de 2020

Conjunto de elementos gráficos que objetivam comunicar ao público a ideia, os valores, o propósito e a missão de uma empresa, produto ou serviço, a identidade visual é algo essencial para qualquer negócio. 

E não poderia ser diferente, afinal, quando a estratégia é bem trabalhada, mais fácil é o processo de encantamento e conversão por parte dos clientes.

Uma boa identidade visual faz com que sua empresa apareça e seja lembrada pelos seus consumidores.

Por isso, se você quer que a sua empresa se destaque no mercado, é preciso trabalhar a construção de identidade visual da sua marca. 

Neste caso, durante o processo de construção da sua marca é essencial ter em mente que a identidade visual deve ser impactante e bem diferenciada das demais. 

Somente dessa forma sua empresa poderá gravar a marca na cabeça das pessoas e crescer em meio a tantos concorrentes.

E sim, com tantas opções no mercado, sabemos que fica muito difícil saber o que pode dar certo ou não para a sua empresa. 

É realmente complicado saber o que mais ganhará destaque e o que mais chamará a atenção dos consumidores.

Pensando nisso, e para te ajudar, resolvemos sanar as principais dúvidas sobre o assunto neste post. 

Neste artigo, nós te daremos dicas para a construção da identidade visual de sua empresa e mostraremos por que ela é tão importante.

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Vamos lá? 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

O que é a identidade visual de uma empresa?

A importância da identidade visual

Dicas para a criação da identidade visual da sua empresa

O que é a identidade visual de uma empresa?

Basicamente, e de uma forma geral, a identidade visual consiste na combinação de elementos visuais que buscam refletir uma marca, um nome, uma ideia, um produto, um serviço, ou uma empresa. 

A identidade visual abrange itens visuais, tais como:

Logo;

• Cores;

• Frases e slogans;

• Decorações;

• Tipografias;

• Apresentações institucionais, que carregam as marca da empresa, e;

  • As peças de comunicação empresarial e corporativa.

Elementos estes que mostram como é a sua marca e o que ela quer mostrar.

Atualmente, no mercado, temos inúmeras empresas que são lembradas por suas cores ou apenas por uma fonte, que representa o seu nome. 

É muito comum vermos, por exemplo, uma determinada fonte e já associarmos ela à uma marca. 

Mas você consegue entender qual é a real importância da identidade visual? 

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Entenda agora:

A importância da identidade visual

Para entender de uma forma mais clara a importância da identidade visual para uma marca, pense nas marcas nas quais você compra sem pensar duas vezes. 

Pois é, saiba que elas, muito provavelmente, trabalharam durante anos de forma extremamente pesada na construção de uma boa e eficiente identidade visual.

Podemos dizer que é essencial trabalhar a identidade visual do seu negócio por vários motivos, mas um dos principais é que, com ela, é possível definir de forma visual, prática e “a primeira vista” quem é a empresa.

Neste caso, quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Com o tempo, a identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca. 

Depois de um período, aquela identidade ganhará um espacinho guardado no cérebro do consumidor, transformando o processo de escolha (favorável à marca) em algo praticamente automático.

Ou seja, podemos resumir e dizer que a identidade visual é responsável por gerar forte sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento em relação à marcas. 

Praticamente, a melhor de crescer e gerar vendas! Não é verdade? 

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Conheça agora as principais dicas para a criação da identidade visual da sua marca

Dicas para a criação da identidade visual da sua empresa/marca

Como falamos no início do artigo, a identidade visual de sua empresa precisa ser forte e marcante. 

E para te ajudar a fazer isso, elencamos as principais dicas que você deverá seguir. 

Confira agora o nosso passo a passo que fizemos para te ajudar: 

1. Entenda quem é seu público

A primeira dica para criar a identidade visual da sua marca é procurar entender quem é o seu público. 

A nossa recomendação é que você pesquise e descubra aspectos importantes sobre o seu público como a faixa etária, a escolaridade, a localização, o gênero e as principais dores deles. 

Além disso, pesquise também os hábitos e os gostos do seu público.

Ou seja. procure saber o máximo que você puder!

No final, os resultados dessas pesquisas é que será o seu guia para definir a identidade visual. 

Fale conosco!

2. Tenha um bom planejamento

O próximo passo para criar a identidade visual da sua marca é criar e ter um bom planejamento. 

Neste momento, você deve pensar na sua comunicação. Pense em qual mensagem sua empresa quer passar e, como isso pode ser representado na sua identidade visual? 

Além disso, pense também quais elementos não podem faltar na representação do seu negócio?

Com essas informações você poderá montar um bom briefing para o designer ou para a empresa de design responsável pela criação da sua identidade visual. 

Lembre-se que quanto mais detalhes esse documento tiver sobre a empresa, mais perto da perfeição a sua marca ficará.

E no momento de definir o orçamento, tenha claro o cenário e as perspectivas de crescimento de seu negócio. 

A nossa dica é que você coloque no papel todas as possíveis aplicações de sua identidade visual, começando pela criação do logotipo.

3. Faça testes 

Depois de ter feito as pesquisas e já ter elaborado um bom planejamento, chegou o momento dos testes. 

Aqui o ideal é que o designer ou, o profissional responsável por cada conceito entenda perfeitamente e aplique visualmente à sua marca.

O recomendado é que ele teste formas, cores e efeitos até chegar a um resultado que seja impactante e atrativo para a sua audiência.

Neste momento, você deve também ter em mente a pergunta que você deve fazer sempre: “a minha audiência vai se interessar por isso”? 

Neste caso, se a resposta for positiva, saiba que o conceito tem um grande potencial para ter uma grande aprovação. 

4. Apresente a sua identidade visual para o público interno 

Podemos dizer que, assim como é fundamental fazer com que todos da empresa conheçam os aspectos como a missão, a visão e os valores do negócio, apresentar a identidade visual da sua empresa para o público interno é um ponto que não pode ser negligenciado. 

Por isso, a nossa recomendação é explique o conceito, justifique as formas e as cores. 

Procure falar das cores, justificando tecnicamente a escolha e cada uma delas. 

Fale também quais sentimentos elas transmitem e como vão contribuir com a construção da marca. 

Além disso, fale da tipografia e porque foi a melhor escolha para o projeto. 

E claro, neste momento, você poderá utilizar diferentes formas de ser fazer isso como: escrevendo um post ou criando um vídeo conceitual da sua nova identidade. 

Fazer isso é muito importante, pois vai ajudar a familiarizar as pessoas de sua empresa com o novo visual e a deixá-los mais próximos do conceito que foi escolhido.

Aproveite este momento e também peça o feedback deles. Pergunte o que acharam. Quanto mais eles fizerem parte desse processo, mas eles sentirão que a identidade visual também é deles.

O que o feed do instagram da sua empresa, fala sobre ela?

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?   

Como você pode perceber durante a leitura do artigo, a identidade visual é algo essencial para qualquer negócio. 

E não poderia ser diferente, afinal, quando a estratégia é bem trabalhada, mais fácil é o processo de encantamento e conversão por parte dos clientes.

Uma boa identidade visual faz com que sua empresa apareça e seja lembrada pelos seus consumidores.

Por isso, se você quer que a sua empresa se destaque no mercado, é preciso trabalhar a construção de identidade visual da sua marca. 

Porém, é claro, aqui precisamos frisar que a aplicação dessas estratégias não acontece de um dia para o outro. 

Pelo contrário, exige trabalho, conhecimento, experiência e muita criatividade para transformar as ações de branding em resultados.

E se você precisa de ajuda nesse processo, temos o maior prazer em te ajudar.

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