A diferença entre site e landing page

Site x Landing Page: Entenda as principais diferenças entre essas duas ferramentas

b300, 31 de agosto de 2020

Por se tratar de um mercado muito novo, alguns termos do marketing digital ainda parecem confusos em um primeiro momento, como a diferença entre site e landing page.

E, sim, por mais que pareçam iguais, possuem conceitos distintos e características bem particulares.

Existem muitas diferenças entre site e landing page, desde o objetivo da criação das plataformas até a sua estrutura.

E para você aplicá-los em seu negócio, é importante compreender a diferença entre eles, assim como é importante, também, entender um pouco mais sobre o mundo do marketing digital.

Pensando nisso, e para te ajudar, a seguir, vamos apresentar o que é site e o que é landing page, assim como informações importante e essenciais dentro do Marketing digital.

Conheça agora:

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

·        Site x Landing Page: Entenda a diferença entre site e landing page, quando e como usar cada um

·        O que é um site? Pra que serve um site?

·        O que é uma landing page? Pra que serve uma landing page?

·        Landing Page x Site: Entenda suas principais diferenças e qual é a melhor opção

Site x Landing Page: Entenda a diferença entre site e landing page, quando e como usar cada um

Como pequenos empresários podem fazer um investimento de mídia.

Site: O que é um site? Pra que serve um site?

Plataforma completa e com informações diversas sobre a sua empresa, o site é hoje considerado essencial para qualquer negócio.

Geralmente com um foco institucional, o site é ideal para rankear as páginas da sua empresa no Google.

Podemos dizer que, basicamente, o objetivo do site é apresentar sua empresa para os usuários que acessam o endereço.

Ao acessar o site, o consumidor terá acesso a, por exemplo, menus clicáveis que informam sobre:

·        Produtos;

·        Serviços;

·        Contatos;

·        Clientes antigos;

·        Cases;

·        Blog e mais.

Aqui precisamos frisar a importância de você considerar utilizar um site responsivo, afinal, atualmente grande parte dos acessos aos sites é feita a partir de dispositivos mobile.

E é exatamente por isso que o Google prioriza no ranking, sites responsivos.

Entenda agora um pouco melhor o conceito de Landing Page:

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O que é uma landing page? Pra que serve uma landing page?

Também chamada de página de destino, o nome “landing”, em inglês, significa aterrissagem e é uma página de entrada, o primeiro ponto de contato do usuário com a marca.

É exatamente nesta página que o usuário se direciona quando tem conhecimento do seu site, seja em pesquisas no Google ou por meio de link de direcionamento encontrado em outro lugar.

Podemos dizer que, basicamente, a landing page tem o objetivo único de conversão de um visitante em lead e, geralmente, apresenta uma oferta de valor para o usuário, com o objetivo de convencê-lo a se inscrever no formulário.

Sua estrutura geralmente é composta por:

·        Título com oferta;

·        Formulário;

·        Botão de CTA.

Em geral, também são apresentadas vantagens para incentivar o usuário a se inscrever e acessar o benefício divulgado.

E, sim, o tipo de oferta da landing page varia de acordo com a etapa do funil de vendas, um outro conceito extremamente importante dentro do marketing digital.

Conheça as principais dicas de Marketing Digital para empreendedores.

Entenda agora quais são as principais diferenças entre landing page e site:

Landing Page x Site: Entenda suas principais diferenças e qual é a melhor opção

Como falamos no início do artigo, por mais que pareçam iguais, um site e uma landing page possuem conceitos distintos e características bem particulares, sendo ferramentas diferentes e complementares.

Tais ferramentas atendem a demandas diferentes de uma estratégia de marketing digital e de Inbound Marketing, por exemplo.

Fazendo um paralelo com o funil de vendas, podemos dizer, por exemplo, que um site está mais acima do funil, e a landing page está mais abaixo, bem próxima da intenção de compra do usuário.

Neste caso, se você quer resultados satisfatórios para os diferentes indicadores de marketing digital, considere a criação de um site e utilize as landing pages de acordo com o sua estratégia.

E se neste momento você está pensando entre uma solução e outra, considere usá-las juntas.

Lembre-se que cada formato é ideal para propósitos diferentes e nenhum deve ser substituído pelo outro.

Por exemplo, pense em um site para branding (fortalecimento de marca) e landing pages para conversão (oportunidade de venda ou venda-direta).

Desde que você saiba como utilizar corretamente e esteja atento para a experiência do usuário, assim como a análise de dados, copy e persuasão; o sucesso é algo praticamente garantido.

E aí? O que achou do artigo?  Gostou das dicas e informações? 

Conheça as principais plataformas de marketing digital.

Como você pôde perceber durante a leitura do artigo, existem muitas diferenças entre site e landing page, desde o objetivo da criação das plataformas até a sua estrutura e é muito importante compreender a diferença entre eles, assim como é importante, também, entender um pouco mais sobre o mundo do marketing digital.

E agora que você já conhece quais são as principais diferenças entre site e landing page, entre em contato com a gente e saiba mais como você pode se beneficiar com a aplicação dessas estratégias em seu negócio.

Claro, aqui precisamos frisar que a aplicação dessas estratégias não acontece de um dia para o outro.

Pelo contrário, exige trabalho, conhecimento, experiência e muita criatividade para transformar as ações de branding em resultados.

E se você precisa de ajuda nesse processo, temos o maior prazer em te ajudar.

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