Como criar uma equipe que pensa em crescimento.

b300, 14 de setembro de 2017

Bem, nós aqui na B/300 temos uma filosofia “Grow fast or die slow”, e desde os nossos primeiros passos abraçamos a metodologia Growth Hacking, buscamos crescimento todos os dias.

Tá, mas na teoria é muito lindo. Concordo!

Multidisciplinaridade não é um polvo, é um camaleão.

Vemos empresas que buscam para sua equipe pessoas que fazem muitas coisas ao mesmo tempo (tenho uma visão sobre a gestão de tempo diferente, falarei isso num próximo post).

Ok, existem ramos de atividades que exigem muito do operacional, então já começamos com um filtro. Sendo assim, esse post não é para esse tipo de empresa (reflitam).

Montar um time multidisciplinar exige muito dos dois lados, tanto de gestor, como de colaborador. Se de um lado você tem um gestor que não entende que cada colaborador tem suas premissas, cultura, medos e inseguranças, você não terá um time multidisciplinar, e sim mais braços para o polvo (gestor). De outro lado, se esses colaboradores não compartilham do mesmo sentimento da empresa, esqueça. É como uma valsa (ou forró, rs), os dois precisam colaborar.

Temos um ebook onde falamos um pouco mais sobre os tipo de gestores. Download Gratuito.

Conheça os 6 maiores e mais recorrentes erros do empresário Goiano.

Qualidades em uma equipe de hacking.

Todas as três qualidades dependem dos dois lados: tanto do gestor, quanto dos colaboradores.

1- Lealdade.

Falar de lealdade em empresa é algo tão delicado, mas é uma essência muito importante. Nos últimos meses vimos demissões em massa, milhares de processos trabalhistas, empresas fechando e inúmeros ocorridos que nos deixam infelizes com o mercado.

Uma empresa não é apenas dos sócios. Ela é algo vivo.

As empresas que crescem possuem todos os dias algo muito mais importante do que um nome em contrato social. Existem pessoas leais dentro delas, onde confiam no que estão buscando, tem propósitos. Torno a dizer que esse post não é para todos os ramos de atividade.

Imagina só as empresas que atingiram alto crescimento, tais como Twitter, Netflix, Uber, Airbnb, Facebook, Hubspot e outras. O que elas tem de tão especial que SUA EMPRESA não tem? A resposta é simples, pessoas! Logo, a primeira pergunta é: seus colaboradores querem trabalhar com você? Hoje, você poderia dizer que eles estariam dispostos a rejeitar uma proposta em um lugar diferente mesmo que o salário fosse só um pouco maior?

Será mesmo que se trata apenas de um produto/serviço?

2- Confiança

como-criar-uma-equipe-que-pensa-em-crescimento-b300--agncia-de-resultados-marketing-b300--agncia-de-resultados-b300--agncia-de-resultados

Sabe aquele projetinho novo que sua equipe propôs? Qual foi a sua resposta?

Se você não confia em sua equipe, você realmente espera que eles confiem em você?
O foco aqui é crescimento.

– Chefe, vamos comprar uma estátua do Steve Jobs pro escritório?
– Vai dar mais resultados?

Todos precisam respirar crescimento.

3- Criatividade e Tecnologia

No universo da tecnologia é onde encontramos as melhores metodologias de crescimento. A metodologia ágil de desenvolvimento de software é um ótimo exemplo disso.

Toda empresa precisa de tecnologia, de uma startup ao agronegócio. Não tem como fugir, automatizar os processos encurta um caminho muito grande até os resultados.

Nesse artigo aqui, falamos um pouco sobre As máquinas contribuindo para o desemprego.

Respiramos tecnologia. E nos dias atuais, nada mais importante do que todos saberem alguma coisa sobre as máquinas. Existem vários meios para aprender um pouco sobre, de forma gratuita, como: youtube, hour of code, codecademy…

O projeto a Hora do Código é uma introdução de uma hora à ciência da computação, criada para desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos desta ciência.

(Entenda mais)

Por fim, quanto mais testes você executar, mais rápido você irá aprender o que funciona. Então teste bastante.
Cada negócio tem um jeito de fazer algo. Teste, teste e teste de novo.
Não tenha medo de errar.

E não se esqueça. Grow fast or die slow.